Deputados estaduais divergem sobre liberação do uso de máscara do Estado

Após a terceira dose da vacina contra o coronavírus, estados começam a liberar o uso obrigatório de máscaras para a população. No Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite demonstrou intenção de liberar a proteção para crianças de 6 a 11 anos, mas o ato foi derrubado por ação judicial. Na manhã desta quinta-feira (10), os deputados Fábio Ostermann (NOVO) e Pepe Vargas (PT), conversaram com a Acústica FM, onde discutiram suas opiniões sobre o tema.

Publicidade

Conforme Pepe Vargas a decisão do Governado Eduardo Leite foi um ato ilegal, pois trata-se de um decreto federal, que seria derrubado pelo executivo estadual. O parlamentar afirma não ser o momento adequado para a liberação do uso de máscaras, acreditando adotar uma atitude prematura.

O político formado em medicina destaca: “Eu me prendo pelo o que meus colegas especialistas dizem. Todos eles acham precoce o abandono da máscara”, afirma. 

O Deputado Fábio Ostermann defende a posição favorável do Governo em liberar a obrigatoriedade do uso de máscaras para as crianças. Pois ele afirma ser necessário a ampliação dos debates sobre o uso contínuo de máscaras em jovens.

Conforme Ostermann, no decorrer destes dois anos de pandemia levantou-se dados que garantem que o uso contínuo de máscaras por crianças prejudica o seu desenvolvimento. Ele cita algumas consequências: “Pessoalmente sou favorável ao fim da obrigatoriedade, mas acho que o tema mais urgente é garantir que as crianças não sejam mais obrigadas a usar máscaras porque é o que está trazendo uma série de problemas físicos e mentais para elas”, afirma.

O governo do Estado informou nesta quarta-feira (9), que o Gabinete de Crise para Enfrentamento da Pandemia encomendou ao Comitê Científico um estudo para mudar de obrigação para recomendação o uso de máscara em ambientes ao ar livre.

Segundo o Piratini, ainda não há prazo para a definição do estudo e da possível mudança nos protocolos sanitários. A Prefeitura de Porto Alegre liberou nesta sexta-feira (11) O uso de máscaras em ambientes abertos públicos e privados.

A desobrigatoriedade no Brasil  

Atualmente Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Salvador optaram pela liberação da obrigatoriedade do uso de máscaras. No Distrito Federal, já havia a flexibilização desde novembro, mas com o avanço do vírus, a capital havia retomado a obrigatoriedade. Voltando a flexibilizar no começo deste mês.

O estado de Mato do Sul desobrigou o uso obrigatório em locais fechados a partir desta quinta-feira (10). Confira as entrevistas completas com os parlamentares.

Entrevista com o deputado estadual Pepe Vargas.

Entrevista com o deputado estadual Fábio Ostermann

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Prefeitura de Guaíba e Abrazeite fazem lançamento da quarta edição da Olifeira

Evento ocorrerá nesta quinta-feira (15), na Fazenda do Bosque

53 minutos ago

Obra de calçamento avança no Dona Tereza em Camaquã

Trabalhos devem se estender pelos próximos dias

1 hora ago

Roxo Centro de Compras abre vagas de emprego em Camaquã

Oportunidades incluem benefícios como convênio médico; saiba como se candidatar

1 hora ago

Vélez Camaquã em ritmo de final da Taça Farroupilha 2025

Primeiro jogo das finais contra a ACBF ocorre nesta sexta-feira

1 hora ago

Brigada Militar realiza operação de combate ao tráfico de drogas em Pelotas

Ação ocorreu nesta segunda-feira (12); drogas, celulares e automóvel foram apreendidos

2 horas ago

Prefeitura de Camaquã conserta buraco que causava riscos no bairro Floresta

Problema acontecia bem na esquina da praça Lola Zenker

2 horas ago

This website uses cookies.