Deputados gaúchos querem explicações sobre placas do padrão Mercosul

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, esteve reunida recentemente para tratar sobre um assunto que vem causando confusão nos motoristas gaúchos: o emplecamento de veículos. Presidida pelo deputado Elton Weber (PSB), a reunião abordou a controvérsia dos novos emplacamentos de veículos determinada pelo Denatran.

A deliberação da comissão foi no sentido de fazer contato com as assembleias legislativas dos sete estados brasileiros que já adotaram o padrão Mercosul para as placas veiculares, para que juntas solicitem audiência pública no Congresso Nacional para discutir o assunto. O prazo previsto para os demais estados adotarem a nova placa seria dia 30 de junho, mas nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (780/2019) prorrogou o prazo para 31 de janeiro de 2020.

Publicidade

Esse debate foi proposto no início das atividades da comissão pelo deputado Sebastião Melo (MDB), que questionou vários aspectos do novo modelo, como o aumento do valor do emplacamento, a exclusão de empresas locais de estamparia do processo e a falta de interligação entre os bancos de dados dos departamentos de trânsito dos países do Mercosul.

O Rio Grande do Sul é um dos sete estados que adotou a nova placa. Em março, Sebastião Melo (MDB) e Mateus Wesp (PSDB) estiveram no Denatran, em Brasília, para tratar da exigência de novas placas para os veículos.

Despachantes reclamam

Outra audiência em junho debateu as dificuldades enfrentadas pelos despachantes. A categoria reclama desatenção do Detran e excessos tarifários regrados pela legislação estadual. O tema foi proposto pelo deputado Mateus Wesp (PSDB).

Pela Associação dos Despachantes de Passo Fundo, Altair Roque Be fez um histórico da atuação dos despachantes desde a criação do Detran, em 1996, quando os Centros de Registro de Veículos Automotores, os CRVAs, assumiram os serviços. Nestes 23 anos, a categoria sofreu desvalorização, desconfiança e aumento crescente de dificuldades para o exercício profissional. Mesmo credenciados pelo Detran e submetidos ao aprimoramento para a efetiva prestação do serviço, têm sido prejudicados, como no acesso ao Portal do Despachante.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Canguçu

Segundo a polícia, o criminoso esperava os pais da vítima saírem para trabalhar na lavoura…

9 minutos ago

Fies 2025: último dia da lista de espera das vagas remanescentes é nesta quinta (22)

Os estudantes pré-selecionados devem comprovar informações da inscrição na instituição de ensino

1 hora ago

Crise no Agro: produtores do RS param estradas e marcam paralisação geral

Lucas Scheffer detalha crise e convoca sociedade para paralisação no dia 30.

3 horas ago

Idosa é resgatada após cair em poço na região noroeste do RS

Vítima ficou no fundo da estrutura por cerca de 40 minutos. Situação ocorreu em uma…

4 horas ago

Bitcoin rompe recorde e supera US$ 111 mil

Criptomoeda dispara em meio a cenário otimista e adoção corporativa

4 horas ago

Clínica Imunize oferece proteção completa para toda a família

Espaço disponibiliza serviços especializados como vacinação domiciliar e tecnologia para reduzir a dor

4 horas ago

This website uses cookies.