Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 53% em fevereiro, um aumento em relação aos 51,4% registrados em janeiro, segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta sexta-feira (7). A aprovação do presidente, por sua vez, teve uma leve queda, passando de 45,9% para 45,7% no mesmo período.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Os dados foram coletados entre 24 e 27 de fevereiro de 2025, por meio de recrutamento digital aleatório, com 5.710 participantes. A pesquisa tem margem de erro de um ponto percentual e nível de confiança de 95%.
A pesquisa também avaliou os maiores acertos e erros do governo Lula até o momento. A “taxa das blusinhas”, imposto sobre compras de até US$ 50 em sites do exterior, foi considerada o maior erro por 64% dos entrevistados. Já a gratuidade de medicamentos na Farmácia Popular foi apontada como o maior acerto por 85% dos participantes.
Apesar da queda na aprovação, Lula lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026. No entanto, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), surge como um forte concorrente, empatando tecnicamente com o petista em um eventual segundo turno.
Em um dos cenários de primeiro turno, Lula tem 41,6% das intenções de voto, seguido por Tarcísio com 32,3%. Nenhum outro candidato testado ultrapassa 5%. Quando o nome de Tarcísio é substituído pelo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), a vantagem de Lula aumenta significativamente.
A AtlasIntel também simulou cenários de segundo turno, todos com a presença de Lula. O petista aparece em empate técnico, com desvantagem numérica, tanto contra Tarcísio de Freitas quanto contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível. Os resultados indicam um cenário eleitoral competitivo e polarizado para 2026. A pesquisa mostra a consolidação de Tarcísio como principal nome da oposição, enquanto Lula, apesar da queda na aprovação, mantém uma base eleitoral sólida.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
This website uses cookies.