Foto: Ilustração/Pixabay
O desemprego atingiu 11,1% da população brasileira, ficando estável na comparação com o trimestre anterior. A taxa é a menor para um trimestre encerrado em março desde 2016, mas ainda representa 11 milhões e 900 mil que estão a procura de uma ocupação.
– Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui
Apesar do desemprego não ter subido, o tamanho da população ocupada caiu 0,5%, o que significa 472 mil pessoas a menos no mercado de trabalho. No entanto, isso não foi suficiente para reverter os 3 aumentos consecutivos registrados no ano passado.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE. A coordenadora de trabalho e rendimento do instituto Adriana Beringuy ressaltou que em toda a série histórica, a taxa de desemprego aumentou no primeiro trimestre, por causa da dispensa dos trabalhadores temporários costumeiramente contratados no fim do ano anterior. A novidade este ano pode estar relacionada a retomada das atividades, com o arrefecimento da pandemia.
– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Nesses primeiros três meses, a queda da ocupação ocorreu principalmente na informalidade. O contingente de trabalhadores por conta própria encolheu 2,5%, depois de 5 trimestres de aumento. Isso significa 660 mil pessoas a menos trabalhando nessa categoria, sendo 475 mil informais.
Já o número de trabalhadores sem carteira assinada ficou estável, depois de expandir por 3 trimestres seguidos. Por outro lado, a quantidade de empregados com carteira cresceu 1,1%, chegando a 34,9 milhões de pessoas. Com esses movimentos, a taxa de informalidade do país caiu para 40,1% do total de trabalhadores.
A pesquisa do IBGE mostra ainda que o aumento da formalidade pode ter impactado o rendimento médio real, que cresceu 1,5%, depois de 3 quedas e foi estimado em R$2.548. Mas na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a variação ainda é negativa em 8,7%.
Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul
Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento
Previsão indica tempestades com descargas elétricas e eventual queda de granizo
Colorado tem confronto neste sábado pelo Campeonato Brasileiro
This website uses cookies.