Foto: Divulgação
Para quem licenciou seu veículo para o ano em exercício, portar o CRLV digital, gerado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, já é suficiente para transitar em todo o país. Mas uma das dúvidas mais comuns nos canais de atendimento do DetranRS nesse período é como imprimir o documento anual do veículo (CRLV-e), após o licenciamento.
Para ajudar proprietários nessa tarefa, o site www.detran.rs.gov.br orienta como fazer a impressão via Central de Serviços do DetranRS, Portal de Serviços da Senatran ou pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
A impressão em folha simples (A4) pode ser feita em qualquer impressora, sendo sua validação por meio do QR Code presente no documento. Caso o proprietário não tenha acesso à impressora, poderá solicitar o serviço em um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) ou com um despachante credenciado. No caso do CRVA, será cobrado em torno de R$ 10 pelo serviço.
O documento pode ser acessado virtualmente pela Central de Serviços do Detran, portal do Senatran ou pelo app CDT. Para isso, é preciso possuir cadastro no portal gov.br, o mesmo utilizado para outros serviços federais como o INSS, por exemplo. Depois, o login e senha serão necessários para acessar a Central, o portal do Senatran ou o app CDT.
Para imprimir o proprietário pode acessar o portal de serviços da Senatran , fazer cadastro/login, clicar no ícone relativo a “veículos” e depois sobre o quadro que corresponde ao veículo que deseja o documento. No link “CRLV Digital (.pdf)” será baixado o arquivo para impressão em folha branca A4.
Em caso de veículo de pessoa jurídica, não é possível utilizar o documento digital pelo app. Será necessário portar a versão impressa. Para obtê-la, acesse a Central de Serviços do DetranRS com o certificado digital da empresa. Saiba mais em https://www.detran.rs.gov.br/upload/arquivos/202104/29163712-crlv-e-pessoa-juri-dica.pdf .
Não há mais “documento verde” em papel-moeda
Por determinação federal (Resolução 788/2020 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran), desde julho de 2020, o documento não é mais impresso e enviado pelos correios para a casa do proprietário. A Autarquia lembra que tanto a versão digital quanto a impressa em folha branca A4 possuem o mesmo valor legal, sendo a segunda obrigatória somente para conduzir o veículo em países do Mercosul.
Em território nacional, somente será obrigatória a apresentação de uma das versões, no caso do agente de fiscalização não conseguir consultar a regularidade do veículo por meio do sistema.
Além do documento anual, o DetranRS lembra que, desde janeiro do ano passado o Certificado de Registro do Veículo (CRV – antigo DUT) deixou de ser impresso e enviado, sendo unificado ao CRLV-e, constando todas as informações em um único documento.
Saiba em quais situações é obrigatória a atualização do CRLV-e sendo expedido digitalmente:
Para mais informações, acesse https://www.detran.rs.gov.br/veiculos/servicos/917
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
This website uses cookies.