Categories: Economia

Dia dos Namorados: 50,3% dos entrevistados na Pesquisa da Fecomércio-RS devem comprar presente na data

Pesquisa de intenções de compras realizada pela Fecomércio-RS indica que metade dos gaúchos (50,3%) devem comprar presentes no Dia dos Namorados. O número médio de presentes deve ser de 1,23 e o gasto deve ser, em média, de R$271,30, com homens gastando mais (R$ 335,3) que as mulheres (R$ 214,46), também em média. Entre os entrevistados que compraram presente no ano passado, 45,6% devem gastar o mesmo que em 2024 e 37,9% devem gastar mais ou muito mais neste ano; 16,5% gastarão menos ou muito menos.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

A pesquisa da Fecomércio-RS utiliza a técnica de entrevista probabilística estratificada. Para traçar o comportamento de compra, foram realizadas 385 entrevistas, presencialmente, em pontos de fluxo da principal cidade de cada Região Intermediária do Estado – Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana – entre 11 e 26 de abril de 2025.

O levantamento traz os segmentos preferidos entre quem vai presentear: Vestuário (44,4%), Perfumes e Cosméticos (26,2%), Chocolates (10,9%) e Calçados (10,1%). Lojas físicas do centro das cidades despontaram como o principal tipo de estabelecimento para as aquisições, citadas por 51,9% das pessoas. Na sequência, aparecem shopping centers (24,4%) e as lojas online, com 23,1% das preferências, enquanto lojas de bairro apresentaram 5,5%. Entre os entrevistados que presentearam no ano passado, 32,2% afirmaram que irão repetir a compra na mesma loja onde compraram em 2024.

Os entrevistados também foram questionados sobre fatores levados em consideração no momento de decidir sobre a loja em que será adquirido o presente. Os aspectos mais citados foram qualidade do produto (47,8%) e preços/ofertas (44,7%). Em seguida, aparecem atendimento (21,0%) e promoções (12,2%). A pesquisa também aponta que 59,7% devem comemorar o Dia dos Namorados de 2025 com um evento especial. Destes, 50,9% irão optar por almoçar/jantar fora e 35,2% irão proporcionar um almoço/jantar especial em casa.

“A pesquisa traz indicadores importantes que podem ser ferramenta para embasar as estratégias de vendas dos comerciantes nesta importante data comemorativa”, comenta o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. “Segmentos preferidos, a lembrança pelas lojas físicas, a fidelização entre quem vai repetir o local de compra do ano passado, e a procura equilibrada por qualidade e preço são pontos a prestar atenção. Depois de um ano em que a data ficou em segundo plano pelo contexto das enchentes, o movimento do Dia dos Namorados tem de ser aproveitado, e nossa pesquisa é um guia importante para o varejo não perder oportunidades de venda e de reforço de caixa.”, sublinha.

A pesquisa completa pode ser consultada AQUI.

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Provas do Enade serão aplicadas em outubro e novembro; veja edital

Exame é obrigatório e avalia cursos de graduação

6 horas ago

Por que o gato morde de repente mesmo estando calmo

Você está fazendo carinho no seu gato, tudo parece em harmonia, até que — do…

6 horas ago

PolskaFest: Prefeitura de Dom Feliciano divulga programação completa da festa

Evento, que ocorre nos dias 14 e 15 de junho, contará com entrada gratuita e…

6 horas ago

Tecnologia a serviço do campo: Irga inicia processo de modernização

Com apoio da Procergs, Irga inicia mapeamento de demandas para oferecer serviços mais ágeis e…

9 horas ago

Gramado Summit promove pela 1ª vez treinão aberto e gratuito no Lago Negro

Atividade será dividida em dois percursos e conduzida por profissionais

10 horas ago

Thiago Braga é um dos candidatos a presidência do PT no RS

Saiba quem são os candidatos do partido no estado

12 horas ago

This website uses cookies.