Categories: GeralNotícias

Dia dos Namorados: mais da metade dos brasileiros estarão comprometidos

Com o Dia dos Namorados chegando nesta quarta-feira (12), o comércio brasileiro prevê um grande movimento durante o mês de junho, podendo ser um dos mais movimentados de 2024. A pesquisa feira pelos Institutos Locomotiva e QuestionPro revelou nessa segunda-feira (10) que cerca de 66% dos brasileiros com mais de 18 anos pretendem presentar o seu parceiro(a) no próximo dia 12. Sendo o equivalente a 102 milhões de pessoas, esse porcentual representa um aumento de 12% em relação ao ano de 2023, cuja porcentagem total foi de 59% de brasileiros comprometidos.

A pesquisa revela que, entre os brasileiros que estão em algum tipo de relacionamento amoroso – namoro, noivado, casamento, etc – os mais ricos(das classes A e B são os que devem gastar quase o dobro em presentes e comemorações, com uma média de R$ 440 por pessoa, em relação á quem pertence as classes D e E, que possui uma média de R$ 239 por pessoa.

Quando o assunto é opções de presentes, roupas e acessórios lideram a pesquisa com uma porcentagem de 50% de escolha, seguidos por chocolates com 32%, cosméticos com 26% e calçados com 23%. Para além dos presente, cerca de 91% dos entrevistados comprometidos afirmaram que possuem a intensão de comemorar a data com algo diferente na sua programação. Jantar em um restaurante especial para o casal, sair para passear em algum lugar diferente, entre outras opções, lideram a lista de atividades preferidas para o Dia dos Namorados deste ano para aproximadamente 31% dos respondentes.

A diferença entre classes aparece mais uma vez na pesquisa quando o tópico é a escolha da comemoração. Enquanto 63% dos entrevistados das classes A e B pretendem celebrar o dia especial do casal fora de casa – indo a restaurantes, cinema, eventos, entre outras -, 43% dos que pertencem ás classes D e E mostram uma tendência maior á programas caseiros, como realizar um jantar especial em casa ou á uma sessão de filmes na sala de estar.  Em relação a diferença entre as formas de comemorações, o presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, comenta: “A forma de comemorar ou presentear pode mudar, mas identificamos que a intenção é grande, o que demonstra uma melhora na situação econômica do país, com a redução do desemprego, e isso acaba estimulando o desejo de consumo, principalmente nessas datas especiais”.

Com uma amostra de 1,5 mil homens e mulheres com mais de 18 anos, a pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 24 de maio de 2024 por todo o Brasil. A margem de erro do estudo quantitativo é de 2,5 pontos percentuais, afirmam o Instituto Locomotiva e QuestionPro.

Redação

Recent Posts

Acic renova identidade visual para celebrar os 90 anos de atuação

A atualização da marca reflete a história da entidade, e também sua evolução e compromisso…

11 minutos ago

Após enchentes, Serra Gaúcha pode levar 40 anos para recuperar o solo

Estudo mostra perda de mais de 85% do estoque de carbono na região

56 minutos ago

Análise de solo: sua importância e benefícios

Análise de solo é fundamental para a tomada de decisões na agricultura, sendo a base…

1 hora ago

Circuitos Sesc de Artes Cênicas, Literatura e Música celebram o universo feminino

Projeto integrador passará por seis cidades, levando cultura e reflexões ao longo do Mês da…

1 hora ago

Portos gaúchos registram aumento das movimentações no primeiro bimestre de 2025

Número de navios e barcaças que circularam pelas três unidades do Estado também aumentou

2 horas ago

Sem celular na escola: alunos interagem mais e melhoram aprendizado

Professoras da região destacaram pontos positivos da medida

3 horas ago

This website uses cookies.