Diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita 95% de chance de cura, afirma urologista. Foto: Unsplash
O movimento Novembro Azul surgiu no ano de 2003 na Austrália com o objetivo de destinar todo o mês para realização de campanhas de prevenção ao câncer de próstata e a saúde do homem. Em entrevista ao programa Primeira Hora desta terça-feira (05) o urologista Dr. Rafael Fraga falou sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O especialista ressaltou a dificuldade de realizar o diagnóstico precoce da doença, por se tratar de um câncer que não apresenta sintomas nas fases iniciais. Sendo que nessa fase as chances de cura são drasticamente maiores.
O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente nos homens após os 45 anos de idade, segundo Fraga. Sendo que a chance de desenvolver a doença é de 24% em média para os homens que vivem até os 80 anos.
A importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata se dá devido às chances de 95% de cura nestes casos. No entanto, este cenário muda quando for mais tardio, em casos que o paciente já apresenta algum tipo sintoma, as chances de cura caem para menos de 50% com os tratamentos disponíveis.
Detecção precoce: Ao identificar o câncer em estágios iniciais, o tratamento se torna mais simples e eficaz, com maiores chances de cura.
Tratamentos menos invasivos: Quando o câncer é diagnosticado precocemente, as opções de tratamento costumam ser menos agressivas, com menor impacto na qualidade de vida do paciente.
Acompanhamento regular: Os exames preventivos permitem acompanhar a evolução da doença e detectar possíveis recidivas mais rapidamente.
Exame de toque retal: O médico palpa a próstata através do reto para identificar nódulos ou alterações na consistência da glândula.
Dosagem do PSA: O Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma proteína produzida pela próstata. Níveis elevados podem indicar a presença de câncer, mas também outras condições benignas.
Biópsia: É um exame invasivo que consiste na retirada de um pequeno fragmento da próstata para análise em laboratório. É indicado em casos de suspeita de câncer após outros exames.
A recomendação geral é que todos os homens a partir dos 50 anos façam os exames preventivos anualmente. No entanto, homens com histórico familiar de câncer de próstata ou com outros fatores de risco devem iniciar os exames mais cedo e com maior frequência. É importante conversar com o urologista para definir a melhor conduta individual.
Tranquilidade: Saber que está tudo bem com a saúde é fundamental para a qualidade de vida.
Diagnóstico precoce: A detecção precoce do câncer de próstata aumenta significativamente as chances de cura.
Tratamento eficaz: Quando o câncer é diagnosticado precocemente, o tratamento é mais simples e eficaz.
Crime ocorreu na localidade Banhado do Meio
Prisão ocorreu no centro da cidade
Com os serviços de maternidade, pediatria e cirurgia geral fechados, mais de 1.650 pacientes já…
Manchas nas folhas, crescimento comprometido e flores murchas são sinais de alerta para quem cultiva…
Mesmo com a enchente, a economia gaúcha apresentou dados positivos, impulsionados pelo desempenho do agro
De acordo com a polícia, Alexandre Ossoski, de 24 anos, não possuía antecedentes criminais nem…
This website uses cookies.