O programa Primeira Hora, transmitido na manhã desta sexta-feira (16), entrevistou ao vivo por telefone, o presidente do diretor-geral Detran-RS, Ildo Mário Szinvelski. O gestor questionou as novas regras para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que entram em vigor em três meses e devem atingir cerca de um milhão de motoristas por ano no Rio Grande do Sul.
De acordo com Szinvelski, as resoluções editadas pelo Conselho Nacional de Trânsito pegaram os Detrans de surpresa, especialmente pelo prazo curto para serem colocadas em prática: “São resoluções que tem que ter todo cuidado porque vai impactar socialmente na sociedade, vai impactar muito”, alertou o presidente.
Apesar de admitir que o pensamento do Contran visa atualizar os motoristas, Szinvelski questionou a necessidade de aplicação a todos os motoristas: “78% dos condutores não tem nenhuma infração, e deste grupo de 22% restante, apenas 8% tem mais de dez infrações, e depois tem um grupo pequeno que comete mais”, explicou. Ele defende que seja dada uma atenção especial apenas aos infratores.
Uma das mudanças mais importantes é a necessidade de submeter todos os motoristas a 10 horas-aula teóricas, além de uma prova, também teórica, para o processo de renovação da CNH. O custo vai saltar de R$ 215,59 para R$ 333,43 — 54%. Atualmente, a renovação é feita a cada cinco anos e exige apenas a realização de exame médico.
Confira a entrevista na íntegra:
Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…
Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce
Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…
Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro
Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…
Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura
This website uses cookies.