Categories: Trânsito

Dnit decreta emergência para evitar que ponte do Guaíba fique sem içamento a partir de terça-feira

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) decretou nesta terça-feira (27) situação de emergência na Freeway e BR-116, no trecho administrado pela Triunfo Concepa. A medida pretende contratar uma empresa que fique responsável pela operação da ponte do Guaíba, além da sinalização, orientação de tráfego e vigilância nas três praças de pedágio.

 

Publicidade

Esta urgência exclui a necessidade de realização de uma concorrência pública e permite uma contratação emergencial. Como não há empresas que façam içamento de ponte, a autarquia optou por convidar quem já trabalhou no túnel da BR-101, em Morro Alto, que necessita de conhecimento técnico para fazer a operação dos sistemas elétricos e de monitoramento. Cinco empresas serão convidadas hoje pelo Dnit.

 

As propostas serão recebidas na quinta-feira. Na sexta-feira, a vencedora deve ser anunciada. Sendo assim, o contrato poderia ser publicado no Diário Oficial da União até terça-feira (4), evitando que a ponte do Guaíba fique sem içamento.

 

A autarquia prevê gastar R$ 7,6 milhões num contrato emergencial de seis meses. O problema é que não há dinheiro. Caso o Governo Federal não faça um repasse de verba, este recurso será retirado do valor que é investido na conservação das rodovias federais. Dessa forma, o dinheiro da manutenção que já acabaria em setembro vai terminar ainda mais cedo.

 

Na quinta-feira passada (22), o Ministério dos Transportes formalizou pela primeira vez que o contrato da Concepa corre o risco de não ser prorrogado e pediu que o Dnit tomasse providências. Nos bastidores a informação é que o atual contrato não será prorrogado. Um dos motivos é que os atuais diretores da ANTT não querem se comprometer com possíveis ações judiciais que pudessem questionar o ato.

 

Além de manter as cancelas abertas, o fim do atual contrato da Concepa vai fazer com que o posto do quilômetro 80, em Gravataí, seja fechado. Ele existe para que o valor da tarifa de pedágio não seja maior. O comércio é usado para subsidiar o montante que a concessionária recebe.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Esse truque com sal no ralo elimina mau cheiro antes que ele se espalhe

Se a sua cozinha ou banheiro parece limpo, mas de repente surge aquele mau cheiro…

10 horas ago

Por que colocar cascas de laranja no lixo muda o cheiro da cozinha inteira

Você já reparou como um simples gesto pode transformar o ambiente? Colocar cascas de laranja…

10 horas ago

Camaquã antecipa Operação Inverno com Saúde para frear avanço da gripe

Fabiano Ribeiro e Nathalia Costa detalham as ações da secretaria de saúde para o bem-estar…

14 horas ago

Maio Amarelo: Camaquã promove evento sobre conscientização no trânsito

Ação ocorreu nesta sexta-feira (23), no Cine Teatro Coliseu e contou com alunos de rede…

15 horas ago

Vereador Vítor Azambuja defende modernização do Códigos de Postura de Camaquã

Documento em vigor utiliza normas da década de 40; parlamentar defende lei atualizada para garantir…

15 horas ago

Justiça mantém preso acusado de tentar explodir bomba em ministério

Artefato explodiu no gramado em frente ao edifício

16 horas ago

This website uses cookies.