Quatro meses depois de dar início à duplicação da BR-116/RS, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estima que 77 dos 211 quilômetros do empreendimento já contam com máquinas e colaboradores. O número corresponde a 36% do total de estrada que terá sua capacidade ampliada, entre Guaíba e Pelotas. No lote 02, localizado entre os quilômetros 325 e 351, a construtora Constran executa serviços de topografia que antecedem o avanço das frentes de supressão da vegetação. O trecho inclui acessos aos municípios de Barra do Ribeiro, Sertão Santana e Tapes (acesso secundário). Entre os lotes 03 e 09, as obras prosseguem com atividades de limpeza de terreno e terraplenagem.
No lote 07, a ponte sobre o Arroio Santa Isabel, no km 448, em São Lourenço do Sul, é mais uma obra de arte que começa a ser duplicada pelo DNIT. Na quinta-feira, 14 de fevereiro, a construtora Sultepa começou o trabalho com bate-estaca para fundação da estrutura. Serão fixadas 64 estacas metálicas, as quais garantem o alicerce para posterior armação de blocos e pilares. A empresa avalia que o serviço deve se estender por cerca de 30 dias, se não houver atrasos decorrentes de chuvas. Outra ponte que também já está em obras é a do Arroio Grande, em Turuçu, cuja fundação teve início no dia 11 de janeiro, no lote 08.
A duplicação da BR-116/RS é uma obra aguardada pelos gaúchos por se tratar da principal via de acesso ao sul do Estado e ao Porto do Rio Grande – corredor de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul. Além de uma nova pista, o projeto inclui melhorias como travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, pontes, viadutos e passarelas. Durante o empreendimento, o DNIT conta com todo o cuidado e preservação do meio ambiente, por meio da realização da Gestão Ambiental.
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