Foto: Divulgação/Dnit
Um marco histórico para a integração entre Brasil e Uruguai: o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizou, nesta semana, o início do projeto para a construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão. As obras, foram orçadas em R$ 211 milhões, visa duplicar a capacidade de tráfego entre os dois países e desafogar o fluxo de caminhões que atualmente utilizam a centenária Ponte Barão de Mauá.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A decisão do DNIT vem um mês após a assinatura do contrato com o consórcio responsável pela obra. Uma comitiva da autarquia já visitou o local para iniciar os trabalhos de campo e, a partir de agora, a empresa dará início à fase de projetos e aos estudos de impacto ambiental.
A necessidade de uma nova ponte sobre o Rio Jaguarão é antiga. A Ponte Barão de Mauá, construída em 1930, já não suporta o intenso fluxo de veículos, principalmente de caminhões, que cruzam a fronteira diariamente.
Somente nos primeiros meses de 2024, mais de 21 mil caminhões utilizaram a ponte, um número superior a todo o ano de 2014.
A nova ponte, localizada na BR-116, terá 419 metros de extensão e, juntamente com os trechos de acesso, totalizará 19,5 quilômetros de rodovia. A obra, além de desafogar o tráfego, trará diversos benefícios para a região, como a geração de empregos, o estímulo ao comércio e a integração entre os dois países.
Para agilizar a execução da obra, o DNIT optou pelo Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que permite a realização simultânea do projeto básico e das obras. A previsão é que a nova ponte seja entregue até o final de 2026.
Um sonho se torna realidade
A construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão é um sonho antigo da população da região e um marco importante para as relações entre Brasil e Uruguai. A obra demonstra o compromisso dos dois países em fortalecer os laços comerciais e promover o desenvolvimento da região de fronteira.
Com aprovação em Assembleia, R$ 1,7 milhões serão destinados aos projetos dos municípios da área…
Interdição foi decretada na manhã desta quarta-feira (30); medida não afeta atendimento à população
Jader Filho participará de solenidade nesta quarta-feira (30), na Secretaria para Apoio à Reconstrução
Os atos fúnebres ocorrem na Igreja União da Boa Vista
Colisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (30), na BR-386
Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Camaquense
This website uses cookies.