As dificuldades financeiras enfrentadas pelo Governo Federal e problemas com parte das construtoras responsáveis pela duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, faz com que a obra esteja parada em 115 quilômetros. O trecho representa 54% de todo o traçado previsto para receber uma nova pista.
Em três lotes da obra – três, quatro e nove -, as empresas solicitaram ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que os contratos fossem paralisados. A autarquia encaminhou o pedido em janeiro ao departamento em Brasília. O motivo é o atraso no pagamento da União para às construtoras.
Já em outros dois lotes a dificuldade é das construtoras. As obras no lote cinco estão paradas desde dezembro de 2014. O consórcio de empresas Brasília – Guaíba – Ribas apresentou problemas de documentação durante a execução dos serviços. O Dnit abriu processo de penalização e está analisando o que será feito. No lote sete, a Sultepa também não realiza trabalhos desde dezembro de 2014, por problemas financeiros. Um processo administrativo também foi aberto.
A duplicação segue em outros quatro lotes: um, dois, seis e oito. Porém, o ritmo é extremamente lento pois as construtoras estão realizando a obra sem receber recursos desde o segundo semestre do ano passado.
A expectativa do Dnit é que os pagamentos atrasados de 2015 sejam retomados em março. Atualmente, 50% das obras estão concluídas. Não há prazo para finalizar a duplicação. Se os trabalhos fossem retomados hoje, a obra só deveria ficar pronta na metade de 2017.
Os trabalhos iniciaram-se em datas diferentes, com sete meses de diferença entre o lote que começou primeiro – em outubro de 2012 – ao que começou por último – em maio de 2013. A previsão era de que a obra fosse concluída em dois anos.
Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…
Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro
Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul
Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento
This website uses cookies.