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Dois saques do PIS/PASEP são liberados em setembro: como sacar

Os complementos salariais do ano-base de 2019 e 2020, também conhecidos como PIS/Pasep esquecidos, podem ser sacados até dezembro deste ano. Para saber se você tem direito aos valores, basta entrar em contato com os canais disponibilizados pelo governo federal.

PIS/PASEP 2019

Esses são os requisitos para receber:

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  1. Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  2. Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
  3. Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019;
  4. Estar com os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

O trabalhador pode solicitar o PIS/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência. Além desse meio, existem outras opções, como:

  • Através da central Alô Trabalhador, pelo telefone 158;
  • Por meio de uma mensagem de e-mail, pelo endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
  • Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS); ou
  • Através do Portal Gov.br.

PIS/PASEP 2020

Os depósitos do abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020 foram encerrados em março deste ano. No entanto, de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de 480 mil trabalhadores ainda não sacaram os valores. O resgate está disponível até 29 de dezembro deste ano.

Para ter acesso ao benefício, é necessário que o trabalhador se enquadre nos seguintes requisitos:

  1. Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  2. Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2020;
  3. Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2020;
  4. Estar com os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Consulta: como fazer?

Para consultar os valores que tem direito, o trabalhador pode telefonar para o número 158, ou acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. No entanto, ainda existem os canais de atendimentos das instituições financeiras:

Para o PIS (trabalhador de empresa privada)

  • No Aplicativo Caixa Trabalhador;
  • No site da caixa;
  • Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Para o Pasep (servidor público)

  • Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
  • 0800 729 0001 (demais cidades);
  • 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
Redação de Jornalismo

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