Dos R$ 119 milhões previstos para a duplicação da BR-116 em 2019, R$ 75 milhões serão investidos apenas para pagar os reajustes da obra. Os contratos sofreram correção em setembro.
O valor do reajuste corresponde a 63% do orçamento total previsto para o ano que vem. O principal vilão é o preço do asfalto, vital para o andamento dos trabalhos. Somente este item da duplicação sofreu aumento de 127,31% desde 2009.
O valor atualizado da obra chega a R$ 1,41 bilhão. Desse total, já foram pagos R$ 835 milhões. Em 2018, o Dnit conseguiu investir na duplicação R$ 47 milhões até agora.
Desde que a duplicação começou, em 2012, ela já está R$ 551,91 milhões mais cara. Ano passado, a obra recebeu R$ 48 milhões, mas sofreu reajuste de R$ 61 milhões.
Até agora, 61% dos serviços foram executados. A duplicação dos 211,22 quilômetros entre Guaíba e Pelotas deveria durar dois anos. Porém, hoje não é possível prever a conclusão dos trabalhos antes do fim de 2020.
Atualmente, as obras ocorrem em cinco dos nove lotes: 4, 5, 6, 7 e 9. Nos lotes 1 e 2, a duplicação está parada por causa de dificuldades financeiras com a Constran, que venceu a licitação. O contrato será encerrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e um novo com o Exército será assinado. Nesses lotes, os contratos sofreram reajuste de R$ 17,70 milhões no total e poderão ter um aumento maior, pois dependem ainda de negociação de orçamento com o Exército.
No lote 3, os trabalhos não estão ocorrendo desde julho de 2016 e, no 8, desde julho do ano passado. São trechos que estão em ritmo avançado e precisam basicamente de serviços que envolvem asfalto. Os contratos estão parados pois ainda há defasagem entre o preço vendido pela Petrobras e o valor que é pago pelo Dnit.
E isso que o lote 8 sofreu um dos maiores aumentos na última revisão: R$ 10,10 milhões. O maior reajuste ocorreu no lote 6: R$ 13,47 milhões e R$ 10,10 milhões, respectivamente (são dois reajustes no lote 6 ou é só os 13 milhões?).
Montante investido na duplicação da BR-116:
2012 – R$ 23 milhões
2013 – R$ 180 milhões
2014 – R$ 366 milhões
2015 – R$ 136 milhões
2016 – R$ 35 milhões
2017 – R$ 48 milhões
2018 (até agora) – R$ 47 milhões
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