Categories: MundoNotícias

Economista debate sobre a reparação histórica entre Portugal e Brasil

O Programa Primeira Hora recebeu nesta sexta-feira (26), o economista, Gonçalo Sobral Martins. Em pauta, Martins falou sobre a fala do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, sobre uma reparação ao Brasil sobre a escravidão.

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na última terça-feira (23) que seu país tem responsabilidade sobre crimes do período colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres a indígenas e bens saqueados. A fala não tem efeito prático e gerou críticas do partido Chega, de extrema-direita.

Publicidade

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Conforme Martins, a situação é complexa, pois há uma restrição de provas, principalmente no que se refere a questões envolvendo saques e apreensões materiais:

“Estamos a falar de eventos que ocorrem há mais de três séculos, portanto falamos de muito tempo e se perde a lógica de quem deve para quem. Depois para além da complexidade do tema, como saberemos quem foi saqueado, sem haver provas concretas”, diz o comentarista.

Rebelo é o chefe de Estado, ou seja, o representante público mais elevado do país e tem poder mais simbólico do que prático. O primeiro-ministro Luis Montenegro é o chefe de governo do país, que representa a figura principal da política do país e governa de fato. Ele foi empossado em março.

Questionado sobre Rebelo sugerir “pagar custos da escravidão” e que seu país “assume total responsabilidade pelos danos causados”, como massacres a indígenas:

“O Presidente Marcelo muitas vezes fala sem refletir sobre o que está a dizer, principalmente quando uma população inteira quando o mundo está com os olhares em nós. Principalmente ontem, dia da Revolução de Cravos”, destaca

Martins fala sobre o posicionamento do parlamento após as palavras do atual presidente e exemplifica a situação com o período histórico, onde Espanha era soberana ao território de Portugal:

“O novo primeiro-ministro não falou diretamente, mas o governo se manifestou oposto a fala. Eu não concordo com essa reparação entre Portugal e Brasil, como também não concordo com Espanha tenha que se retratar com Portugal”, afirma o economista.

Confira a entrevista com o economista Gonçalo Sobral Martins

 

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

7 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

12 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

13 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

15 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

15 horas ago

This website uses cookies.