Após muitas críticas desde o anúncio de intenção de prorrogação da concessão das rodovias BR-116 e BR-392, a Ecosul oficialmente protocolou o pedido de prolongar o contrato de pedágio a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com informações apuradas pelo jornalista Jocimar Farina, de GZH, a documentação foi recebida há poucos dias e está em análise. A Agência deverá realizar uma avaliação da proposta para possivelmente enviar ou não ao Ministério da Infraestrutura. Somente após a aprovação da ANTT, a Ecosul deverá detalhar as propostas.
Ainda segundo Farina, a intenção inicial da Concessionária como de redução nas tarifas, assumir 8 quilômetros de duplicação da BR-392 e recuperação de duas pontes do Canal São Gonçalo, além de obras ainda não concluídas da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, deverão sofrer alterações até o final de julho.
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Outra proposta dentro da ampliação prevista, a partir da provocação do governo federal, como divulgou Farina, poderá ocorrer a construção de duas praças de pedágios entre Arambaré e Guaíba. A Ecosul administra o trecho da BR-116 entre Camaquã e Jaguarão dentro de 457,3 quilômetros de estradas no sul do Estado.
No entanto, em diversas oportunidades o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas afirmou que a Ecosul não terá renovação de contrato em razão de novas concessões que também visam reduções de pedágios em estradas brasileiras previstas pelo governo federal. A nova concessão deverá ligar a BR-116 a 290.
Após o anúncio em abril, deputados estaduais se manifestaram contra a proposta e realizaram audiências públicas para apontar soluções ou consequências.
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