Eduardo Leite, 33 anos e filiado ao PSDB, foi eleito com 53% dos votos válidos o novo governador do Rio Grande do Sul. Ele derrotou o atual mandatário, José Ivo Sartori (MDB), que fez 47% do percentual. Torna-se o escolhido chefe do Executivo gaúcho mais jovem desde a redemocratização.
O início da apuração, no entanto, não foi favorável ao tucano. Saiu atrás de Sartori por pequena margem, mas reverteu o quadro, assim como no primeiro turno, por volta das 17h35.
Natural de Pelotas, elegeu-se o prefeito mais jovem da história do município do Sul do Estado, com 27 anos, em 2012. Não concorreu à reeleição, mas pavimentou o caminho da então vice, Paula Mascarenhas, à Prefeitura.
Na campanha deste ano, disse que quer mostrar “novidade com experiência”. Acabou trocando acusações com Sartori pela inércia do governo e por ter votado contra um plebiscito para privatização de estatais. Na mais forte polêmica, disse que o governador “precisa tirar a bunda da cadeira” durante o debate da Band. A frase foi tomada como ofensa pelo emedebista.
O vice de Eduardo Leite é o delegado de polícia Ranolfo Vieira Júnior. Fazem parte da coligação do novo governador o PTB, PRB, PPS, PHS, a REDE e o PP.
O PSDB comanda alguns dos principais municípios gaúchos, como Porto Alegre, com Nelson Marchezan Júnior; Pelotas, no governo de Paula Mascarenhas; e Santa Maria, com Jorge Pozzobom. Em Canoas, faz parte da base aliada do governo de Luiz Carlos Busato (PTB).
Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…
Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro
Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul
Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento
This website uses cookies.