A consciência cidadã é um dos projetos que serão trabalhados nas escolas no ano letivo de 2019, focando principalmente na educação fiscal. O coordenador do Programa de Integração Tributária (PIT), Hélio Mendonça, palestrou sobre o tema aos professores durante a primeira formação pedagógica do ano na quarta-feira (20).
Hélio destacou a importância da educação fiscal tanto para os cidadãos, quanto para a gestão pública, o papel do cidadão e a importância de conhecer toda a engrenagem econômica, desde o pagamento de imposto em uma nota fiscal, até que isso se reverta em recursos aos cofres do município.
O palestrante fez uma diferenciação entre educação fiscal e educação financeira e refletiu sobre direitos e deveres do cidadão, a importância da participação nas decisões públicas e os diferentes impostos, além da contribuição que cada um pode dar ao pedir nota fiscal, o que evita a sonegação de impostos revertendo em recursos para União, estados e municípios. Um folder explicativo foi entregue aos presentes.
Também foi apresentado o programa Nota Fiscal Gaúcha que incentiva as pessoas a pedir nota fiscal. O cidadão se cadastra no programa e passa a pedir o CPF na nota fiscal, concorrendo a prêmios em dinheiro através de sorteios mensais do estado.
São Lourenço do Sul tem também mensalmente a extração municipal que premia cinco cidadãos. Além de ajudar a reduzir a sonegação, contribuir com mais recursos ao município e concorrer a prêmios, quem participa do programa ajuda entidades de áreas como saúde, assistência social, educação e proteção animal. Atualmente, 4.283 lourencianos estão cadastrados no Nota Fiscal Gaúcha, o que representa 9,93% da população.
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
Confirmação da lei representa um marco histórico para a vitivinicultura do estado, valorizando a tradição,…
This website uses cookies.