Foto: Divulgação/Ministério Público-RS
Entre os dias 6 e 8 de maio, uma operação conjunta envolvendo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Polícia Federal e a Secretaria de Assistência Social de Eldorado do Sul resultou no resgate de um idoso de 60 anos que vivia em condições comparáveis à escravidão.
O trabalhador exercia atividades agrícolas no cultivo de tubérculos e legumes para uma empregadora em uma área de assentamento rural, sem qualquer vínculo formal ou recebimento de salário, contando apenas com uma moradia precária.
A residência do idoso era uma casa de madeira sem piso ou instalações sanitárias, o que o forçava a depender da assistência social para obter até mesmo o básico, como a alimentação. Durante a ação, a promotora de Justiça Anita Spies da Cunha relatou que, mesmo em estado crítico, o trabalhador demonstrava resistência em reconhecer a gravidade de sua situação, precisando até pedalar por horas para chegar à unidade de serviço social mais próxima.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Após o resgate em Eldorado do Sul, a família do idoso foi prontamente contatada pela empregadora e o acolheu em outra região do Estado, proporcionando-lhe condições mais dignas de vida.
O episódio foi desencadeado diante de denúncias anteriores envolvendo a mesma empregadora, o que colocou as autoridades para uma atuação rápida e incisiva.
Com o intuito de assegurar os direitos do trabalhador, o MTE providenciou a emissão de guias para que o idoso tenha acesso ao seguro-desemprego, composto por três parcelas mensais de um salário mínimo, além de notificar a responsável para o pagamento de todas as verbas salariais e rescisórias devidas. A operação reforça o compromisso dos órgãos públicos no combate ao trabalho análogo à escravidão e na proteção dos mais vulneráveis.
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
This website uses cookies.