Categories: Saúde

Em primeiro feriadão em funcionamento, usuários reclamam de tempo de espera na UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Camaquã registrou grande procura e longo tempo de espera no primeiro final de semana de atendimento. Inaugurada no dia 31 de outubro, a unidade recebeu em média 128 atendimentos nos primeiros cinco dias de funcionamento. 

No último domingo (05), a emissora recebeu diversas mensagens relatando demora no atendimento e manifestações nas redes sociais. Em um dos casos, o ouvinte Tiago Macchi afirmou que a espera chegava a cinco horas para ser atendido. Desde a última quinta-feira (02), os postos de saúde da rede pública estavam fechados, o que pode ter colaborado para uma maior procura na Unidade de Pronto Atendimento de Camaquã.

Publicidade

Conforme Danielli Hain, enfermeira e responsável técnica da unidade, a Secretaria de Saúde do Município ampliou o número de médicos atendendo durante o dia. “A nossa UPA é de Porte 1 e a exigência é de que haja um médico em atendimento em período integral. Porém, para agilizar o atendimento, contratamos mais um profissional através de chamamento público, que reforçou o atendimento entre quarta-feira (01) e sábado (04) no período do dia, já que é onde se concentra maior demanda”, afirma.

Ainda conforme Denielli, o atendimento deste profissional extra aconteceu entre as 7h e 19h, o que pode sofrer alteração, passando a ser feito entre 10h e 22h. “Estamos ainda em período de ajustes e podemos alterar alguns detalhes, principalmente para ampliar o atendimento nos horários de pico”, destaca. 

A maior procura por atendimentos na UPA foi na última sexta-feira (03), quando 173 foram atendidas e 744 procedimentos foram realizados. Ao todo, além dos médicos, a estrutura da UPA conta com três enfermeiros durante o dia, e outros dois durante à noite. Já o número de técnicos de enfermagem é de seis no período do dia, e outros cinco profissionais à noite.

Outro problema relatado pelos ouvintes, foi de o aparelho de Raio X ainda não estar em funcionamento. O equipamento já foi instalado, mas aguarda aferição da empresa responsável para que seja remetido à Coordenadoria Regional de Saúde, e posterior liberação. “Nossa expectativa é de que em até 10 dias, o equipamento já esteja em funcionamento”, afirma Danielli. Quando a necessidade de o paciente fazer exame de raio x for constata, ele é encaminhado ao Hospital Nossa Senhora Aparecida, que presta o serviço ao município. 

DATA

ATENDIMENTOS

PROCEDIMENTOS

31/10

37

141

01/11

112

452

02/11

115

580

03/11

173

744

04/11

124

582

05/11

118

550

*Os atendimentos são contabilizados entre 00h e 23h59 de cada dia.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Cerimônia de entrega do Prêmio Municipal de Inovação 2025 acontece na ExpoCamaquã 2025

Confira os agraciados na noite desta sexta-feira (16), na Arena Acic

9 minutos ago

Rádio Acústica FM recebe Prêmio Municipal de Inovação 2025

A emissora foi vencedora na categoria Destaque Inovação com o Seminário Desafio Novos Gestores

30 minutos ago

Prefeitura de Camaquã convoca professores do processo seletivo da educação de 2025

Os candidatos tem dois dias úteis para comparecer na Secretaria Municipal da Educação e Desporto

1 hora ago

Sindilojas Costa Doce promove Café com Bate-Papo sobre Reforma Tributária e o Varejo

Evento ocorrerá na próxima quarta-feira (21), no Salão de Eventos do Sindilojas Costa Doce

2 horas ago

3º Congresso Cerealista Brasileiro reforça protagonismo do setor e marca nova fase da ACEBRA

Encontro celebra os 20 anos de atuação da entidade e projeta os desafios e oportunidades…

2 horas ago

Projeto WimBelemDon inicia obras da biblioteca comunitária em Porto Alegre

Espaço irá oferecer, de forma gratuita, oficinas esportivas, visitas de escolas, apresentações culturais, além do…

3 horas ago

This website uses cookies.