Embaixador sul-africa​no projeta parcerias durante visita oficial ao Estado

O governador Tarso Genro recebeu, nesta quarta-feira (5), no Palácio Piratini, o embaixador da África do Sul no Brasil, Mphakama Mberte, que cumpre agenda oficial no Estado durante esta semana. Tarso e Mberte conversaram sobre possibilidades de parcerias nas áreas do comércio internacional e agricultura. 

De acordo com o diplomata sul-africano, as relações estão bem estabelecidas. “Há muitas oportunidades para o Brasil na África do Sul, mas ainda temos um longo caminho pela frente. É hora de promovermos essa relação e trocar informações entre os dois países, não só em nível federal, mas também entre os Estados”. 

Mberte destacou que a empresa gaúcha Marcopolo investe há mais de 10 anos em território sul-africano e a ideia é que outros empreendimentos também possam seguir o mesmo caminho. “Além da Marcopolo, queremos identificar outros empreendimentos que possam investir na África do Sul”. O embaixador também falou sobre a experiência sul-africana na organização da Copa do Mundo de 2010. “Muitas organizações nossas têm vindo para cá e conversado com as autoridades brasileiras”. 

Para o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais, Tarson Núñez, o encontro dá continuidade aos contatos iniciados no final do ano passado, quando uma delegação gaúcha esteve no país sul-africano. “Eles propõem que o RS seja uma porta de entrada para o Mercosul, assim como a África do Sul seja uma ponte para os outros países africanos. As possibilidades de intercâmbio são muito promissoras, principalmente nas áreas do comércio e agricultura”. 

Uma comitiva de empresários africanos virá a Não-me-Toque no ano que vem para conhecer a Expodireto Cotrijal. A intenção é aprender com a experiência brasileira na modernização da agricultura. 

Após participar de audiências com secretários estaduais, presidentes da federações da Indústria (Fiergs), do Comércio (Fecomércio) e da Agricultura (Farsul), Mphakama Mberte viaja para Caxias do Sul e Farroupilha nesta quinta-feira (6), onde conhecerá as instalações das empresas Marcopolo e Tramontina.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

1 dia ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

1 dia ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

1 dia ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

1 dia ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

1 dia ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

1 dia ago

This website uses cookies.