Categories: Cidades

FBV: empreendedores de sucesso indicam fortalecer interconexões com as pessoas para escalar no varejo

Estar com a mente aberta para gerar conexões entre as pessoas, se preparar para aproveitar oportunidades e engajar os colaboradores à cultura das empresas foram algumas das provocações lançadas por empreendedores de renome nacional, durante a Feira Brasileira do Varejo (FBV) nesta sexta-feira (23), último dia do evento promovido pelo Sebrae RS e Sindilojas Porto Alegre, na capital gaúcha.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

No Palco Negócios, a empreendedora Alexandra Casoni, que foi CEO por 9 anos da Flormel, marca de doces saudáveis com mais de 50 mil pontos de venda, falou sobre “O poder do ecossistema: conexões que transformam o varejo”. Para Casoni, a aplicação de “ecossistema” é a interconexão entre pessoas e canais que possibilitam solucionar algo para alguém, que é o papel do varejo. Foi a partir do entendimento deste conceito e de sua preparação para atuar no setor, que ela foi convidada a participar das 8ª e 9ª temporadas do Shark Tank Brasil, um reality de empreendedorismo, e a se envolver com grandes organizações.

Empreendedora Alexandra Casoni, falou sobre “O poder do ecossistema conexões que transformam o varejo” em palestra na tarde desta sexta-feira, 23.05. Foto: Eduarda Ferreira

Com 21 anos de experiência no varejo, Alexandra criou inúmeros métodos para ajudar os empresários a ampliar resultados em seus negócios. Um dos métodos se baseia em três pilares: momento, objetivo e foco. “Você tem que ter clareza sobre o seu negócio, tem que entender em qual momento sua empresa está, se é aumentar vendas, se é profissionalizar, e depois tem que focar no objetivo”, ensinou. Nos meios digitais, destacou a necessidade de interconexões para chamar atenção em um momento com alta velocidade de informação e de mudanças no mundo dos negócios. “Todos querem a grande oportunidade, mas muitos não estão dispostos a fazer a interconexão dos meios, a olhar o caminho do meio. Escalar é para quem se prepara, iniciando em fazer o simples bem feito”, acrescentou.

Já Jayme Nigri Moszkowicz, sócio-fundador da Reserva, marca de roupa masculina criada no Rio de Janeiro em 2004, defendeu uma versão “descomplicada” do varejo, durante a palestra com o tema “Mentalidade fora da caixa no varejo”. Para ele, empreender é uma tarefa que está menos ligada ao uso de tecnologias e “planilhas” e mais atrelada ao engajamento das pessoas à cultura da empresa. “Complicamos muito o varejo. A tecnologia é uma ferramenta. A matéria-prima da inovação é a audição, é ouvir o colaborador, ouvir o cliente, é ir para rua, ver o que está na volta”, afirmou. Segundo Nigri, a mentalidade que sempre predominou na gestão da Reserva é a simplicidade, não ter medo de errar, saber motivar as equipes e sempre voltar a lembrar dos valores e propósitos que nasceram com a marca. “Temos cabeça de startup mesmo sendo grandes. Temos mente aberta, compromisso com as pessoas, transformando limão em limonada”.

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Justiça mantém preso acusado de tentar explodir bomba em ministério

Artefato explodiu no gramado em frente ao edifício

1 hora ago

Wagner Moura ganha prêmio de melhor ator, e Kleber Mendonça Filho, de melhor diretor no Festival de Cannes 2025

“O Agente Secreto” estreou no festival francês no último domingo e conquistou aclamação da crítica

1 hora ago

Deputado Marcelo Moraes defende urgência na securitização da dívida dos produtores rurais

Produtores enfrentam um cenário de dificuldades, com cinco anos consecutivos de estiagem

2 horas ago

Meteorologia diz que frio será mais intenso no sul do país

Há a possibilidade de neve na serra gaúcha e catarinense

3 horas ago

Nota de falecimento: Eduardo Neugebauer Bortowski morre aos 80 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Jardim

3 horas ago

Grêmio lança novo uniforme 2 em azul celeste

O novo uniforme já está disponível nas lojas oficiais do Grêmio

6 horas ago

This website uses cookies.