Categories: Geral

Empresa responsável pelo descarte irregular de lixo na barragem recolhe material do local

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) comunicou a empresa responsável pelo descarte irregular de lixo, na estrada da barragem, em Camaquã. O flagrante foi denunciado pela rádio Acústica FM, na manhã desta quinta-feira (05). 

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!  

Publicidade

Nas imagens obtidas com exclusividade, é possível ver um homem dentro de um caminhão, deixando restos de matérias no local. Papelões e cordas podem ser identificados através das imagens. 

Após receber a comunicação a empresa responsável pelo descarte recolheu o material do local. 

Dentre os benefícios do descarte correto de lixo estão:

1. Diminuição da poluição ambiental. Lixo descartado no local errado também configura crime ambiental. Ao destinar do modo correto, evitam-se danos irreparáveis à natureza, como a contaminação do solo, a infiltração de chorume nos lençóis freáticos e a poluição em lagoas, rios e mares.

2. Diminuição das situações de alagamentos e inundações. Sem o papel ou garrafa PET descartado inadequadamente em via pública, não há a obstrução de linhas d’água ou o entupimento das galerias de águas pluviais. Consequentemente, em dias e períodos chuvosos, evitam-se os transtornos decorrentes da prática contrária.

3. Diminuição dos custos com a limpeza urbana. Uma cidade com menos pontos crônicos de lixo, por exemplo, exige menos investimentos com equipes de limpeza. Com isso, parte dos recursos atualmente empregados seria utilizada em outras áreas da gestão pública.

4. Aumento da vida útil do Aterro Sanitário de Camaquã. Com a destinação correta de resíduos recicláveis – seja a doação para catadores informais ou para cooperativas de catadores –, o aterro recebe menos lixo diariamente e assim amplia seu tempo de existência.

5. Diminuição dos riscos de endemias. Sem o pneu ou copo descartável que podem acumular água ou o lixo e entulho que atraem vetores, minimizam-se as chances para a proliferação e contágio de diversas doenças.

6. Valorização e aumento do potencial turístico. Com uma cidade mais limpa, o turismo local fica fortalecido. Além de retornar, o visitante divulga os encantos da terra para mais pessoas.

7. Aumento da autoestima da população. Descartar o lixo corretamente é um ato de cidadania. Um exemplo a ser multiplicado e que resulta numa cidade mais limpa a partir da contribuição de todos. Quem não tem orgulho em dizer que mora num lugar assim?

8. Melhoria na qualidade de vida. Todos os fatores acima somados resultam numa das mais importantes conquistas: viver numa cidade melhor.

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Fraude no INSS: governo anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho

Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…

3 minutos ago

Camaquã realiza dia D de vacinação neste sábado (10)

Saiba quais as unidades de saúde que estarão abertas no município

14 minutos ago

Técnico do Inter assume erros após derrota na Libertadores

Roger Machado tem de remontar a equipe para o jogo contra o Botafogo

44 minutos ago

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico

45 minutos ago

Eduardo Leite se filiará ao PSD nesta sexta-feira

Filiação ocorre antes do governador do Rio Grande do Sul embarcar em missão para Nova…

1 hora ago

Chuvas intensas causam transtornos em Camaquã

Alagamentos e acúmulo de barro são registrados nesta sexta

1 hora ago

This website uses cookies.