Categories: Geral

Empresas brasileiras terão de informar riscos de estresse no trabalho

A partir de 26 de maio de 2025, empregadores de todos os portes deverão incluir a avaliação de riscos psicossociais em seus processos de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A nova exigência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) visa transformar a forma como as empresas brasileiras abordam a saúde e segurança no trabalho. A medida é resultado da atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que foi promovida em agosto de 2024.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

A mudança reconhece que fatores como estresse, assédio moral e carga mental excessiva representam sérios riscos à saúde dos trabalhadores e devem ser gerenciados de forma proativa pelas empresas. A nova norma busca garantir que esses riscos sejam identificados, avaliados e controlados, com o objetivo de promover ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros.

Impacto nas empresas

De acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2023, o Brasil possui 4,5 milhões de estabelecimentos com empregados, sendo que a maior parte (56,93%) é composta por empresas de pequeno porte, com 1 a 4 funcionários. A nova exigência se aplica a todas as empresas, independentemente do tamanho.

A coordenadora-geral de Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho, Viviane Forte, esclarece que a NR-1 já previa a necessidade de reconhecer e controlar todos os riscos no ambiente de trabalho. No entanto, a atualização visa explicitar a inclusão dos riscos psicossociais, eliminando dúvidas e reforçando a responsabilidade dos empregadores.

“Os empregadores devem identificar e avaliar riscos psicossociais em seus ambientes de trabalho, independentemente do porte da empresa. Caso os riscos sejam identificados, será necessário elaborar e implementar planos de ação, incluindo medidas preventivas e corretivas, como reorganização do trabalho ou melhorias nos relacionamentos interpessoais. Além disso, as ações adotadas deverão ser monitoradas continuamente para avaliar sua eficácia e revisadas sempre que necessário,” explica Forte.

Como será a fiscalização no trabalho

A fiscalização do cumprimento da nova norma será realizada de forma planejada e por meio de denúncias encaminhadas ao MTE. Setores com alta incidência de adoecimento mental, como teleatendimento, bancos e estabelecimentos de saúde, serão priorizados.

Durante as inspeções, os auditores-fiscais verificarão aspectos relacionados à organização do trabalho, analisarão dados de afastamentos por doenças como ansiedade e depressão, entrevistarão trabalhadores e examinarão documentos para identificar possíveis situações de risco psicossocial.

Impacto esperado no trabalho

A medida busca consolidar a gestão de riscos psicossociais como parte integrante das estratégias de SST, promovendo ambientes mais seguros e saudáveis para todos. A expectativa é que a nova norma contribua para a redução de afastamentos relacionados a problemas de saúde mental e para o aumento da produtividade nas empresas.

A norma não obriga a contratação de psicólogos ou outros profissionais especializados como funcionários fixos. No entanto, empresas podem contratar especialistas como consultores para auxiliar na identificação e avaliação de riscos psicossociais, especialmente em casos mais complexos.

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Lei que torna o vinho e o espumante símbolos do Rio Grande do Sul é sancionada

Confirmação da lei representa um marco histórico para a vitivinicultura do estado, valorizando a tradição,…

2 horas ago

Queijaria utiliza leite de ovelha na produção de derivados gourmet em Pelotas

A La beca Queijaria oferece queijos artesanais, como burrata e doce de leite

3 horas ago

ACIC realiza Feirão de Empregos em Camaquã

Evento realizado em parceria com o Sine FGTAS ocorrerá nesta quarta-feira (30)

5 horas ago

Cristal celebra 37 anos com festa gratuita na praça

Programação conta com shows musicais e diversas outras atrações

5 horas ago

Ceo da Osirnet, Vinicios Leitzke será palestrante do 2º Happy Empreendedor

Evento ocorre nesta terça-feira (29), no salão de eventos da Acic

5 horas ago

Horóscopo para esta quarta-feira, dia 30 de abril de 2025

Aproveite este dia para refletir sobre suas metas

5 horas ago

This website uses cookies.