Categories: BrasilEconomia

Empresas inadimplentes não serão excluídas do Simples em 2020

As micro e pequenas empresas inadimplentes com o Simples Nacional não serão excluídas do regime especial em 2020, informou ontem (27) a Receita Federal. O Fisco atendeu a pedido do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e decidiu suspender o processo de notificação e de expulsão do regime como forma de ajudar os pequenos negócios afetados pela pandemia do novo coronavírus.

Em 2019, mais de 730 mil empresas foram notificadas para exclusão do Simples por débitos tributários. Desse total, cerca de 224 mil quitaram os débitos e 506 mil empresas acabaram excluídas do regime.

Publicidade

De acordo com o Sebrae, a manutenção das empresas no Simples Nacional, regime que unifica a cobrança de tributos federais, estaduais e municipais num único boleto, representa uma ação importante para impulsionar a recuperação dos negócios de menor porte, que tiveram prejuízos com a paralisação das atividades.

Segundo levantamento do Sebrae e da Fundação Getulio Vargas (FGV), os pequenos negócios começam a recuperar-se da crise provocada pela pandemia de covid-19. O percentual de perda média do faturamento, que chegou a 70% na primeira semana de abril, estava em 51% na pesquisa mais recente, realizada entre 25 e 30 de junho. Foram ouvidos 6.470 proprietários de negócios em todo o país, entre microempreendedores individuais, micro empresas e empresas de pequeno porte.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Granpal empossa nova presidência e diretoria para o biênio 2025/2026

Evento ocorreu no Instituto Caldeira em Porto Alegre

14 minutos ago

Úlceras genitais: sintomas, causas e a importância do diagnóstico correto

Urologista Rafael Fraga detalhou os sintomas da doença que atinge homens e mulheres

2 horas ago

Ajude a Lelê: vakinha solidária para ajudar filha de policial militar em tratamento contra leucemia

Descubra como ajudar Lelê e sua mãe, Micheli, que enfrentam juntas o desafio do tratamento

3 horas ago

Sicredi abre inscrições para o Fundo Social 2025

Com aprovação em Assembleia, R$ 1,7 milhões serão destinados aos projetos dos municípios da área…

3 horas ago

Cremers interdita ensino de Medicina da Ulbra no Hospital Universitário de Canoas

Interdição foi decretada na manhã desta quarta-feira (30); medida não afeta atendimento à população

4 horas ago

Ministro das Cidades assina contratos e autoriza início de obras de novas moradias no Rio Grande do Sul

Jader Filho participará de solenidade nesta quarta-feira (30), na Secretaria para Apoio à Reconstrução

4 horas ago

This website uses cookies.