Categories: NotíciasSaúde

Leptospirose: riscos, prevenção e tratamento

Com o avanço das águas nos municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul, houve uma propagação de enfermidades. Entre esses problemas para a saúde pública, um dos mais comuns é a leptospirose – transmitida pelo rato, que carrega bactérias do gênero Leptospira. Em entrevista ao Programa Esquina Democrática deste sábado (11), o médico infectologista, Vinicius Monteiro. O especialista detalha como ocorre a infecção pela doença, sintomas e meios de prevenção.

O especialista explica que o contato do corpo humano com às águas das enchentes, oferece risco para a contaminação por leptospirose. Pessoas que aguardam o resgate em áreas de enchente ou realizam a remoção de vítimas estão suscetíveis a contrair a bactéria.

Publicidade

Diante deste cenário de crise ambiental, recomenda-se que as pessoas que estão em grupos de resgate utilizem roupas impermeáveis, com proteção que atinja a altura do peito. Com isto, evita-se a contaminação por bactérias e vírus causadores de doenças.

Em caso de contato com a água ou a pessoa possua cortes, ou ferimento exposto na pele, há uma recomendação de profilaxia. A medida, também prevista em nota pelo Ministério da Saúde, é baseada em revisões e publicações científicas, incluindo um guia de tratamento publicado pela Organização Mundial da Saúde em 2003, apontando que a profilaxia com antimicrobianos pode ser realizada em situações de alto risco como é a que o RS presencia.

O médico alerta para que todos tenham sua carteira vacinal atualizada, pois com a cheia das águas também há o favorecimento de doenças como tétano, hepatite, cólera, entre outras. Caso a pessoa não possua o documento com o controle de vacinas e apresente sintomas será necessário um tratamento preventivo.

Sintomas da leptospirose

Pessoas infectadas pela bactéria do gênero Leptospira podem apresentar, na primeira semana, sintomas como febre que pode passar dos 38°C, calafrios, dor de cabeça e muscular (principalmente na região da panturrilha), além de falta de apetite, náusea e vômitos.

Confira a entrevista com o médico Vinicius Monteiro

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Reforma Tributária: advogada alerta como evitar prejuízos na revisão de contratos em 2026

Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias

22 minutos ago

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

9 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

14 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

15 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

17 horas ago

This website uses cookies.