Um novo foco com larvas do mosquito Aedes aegypti foi localizado em São Lourenço do Sul, desta vez na localidade do Coqueiro. As larvas foram encontradas por agentes de combate a endemias em uma armadilha e as amostras analisadas comprovaram que trata-se do mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya.
Imediatamente os agentes realizaram a fiscalização em um raio de 300m ao redor do local em que o foco foi encontrado, na busca por qualquer forma de acúmulo de água, além de conscientização dos moradores. Este é o terceiro foco de larvas encontrado neste ano. Em 2018, foram sete localizados. No entanto, a coordenadora da Vigilância Sanitária, Adriane Soares, explica que o Município não tem infestação do mosquito e, para manter-se assim, a comunidade precisa fazer a sua parte evitando qualquer forma de acúmulo de água. Ela também explicou que não há casos das doenças em São Lourenço do Sul e que o mosquito não é portador, ele apenas transmite se picar alguém infectado e depois picar outra pessoa.
Evite o acúmulo de água
O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante destinar corretamente pneus velhos ou furados, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno e evitar plantas que acumulam água nas folhas. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas. A principal dica que todos devem ter em mente é que, toda e qualquer forma de acúmulo de água, mesmo que em pequena quantidade como uma tampinha de garrafa, já pode servir como local para o mosquito fêmea colocar ovos.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…
Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento
Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…
Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país
This website uses cookies.