Estar atento a polêmicas recentes envolvendo a internet, como a manipulação de notícias e o comportamento dos usuários de redes sociais, ajudou os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O tema da Redação foi “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” .
Segundo os primeiros candidatos que deixaram o prédio 50 da PUCRS, ainda sem os cadernos de prova em mãos, o tema da Redação foi anunciado com o auxílio de um gráfico sobre o uso de internet no Brasil e três textos dissertativos girando em torno do assunto. Eles abordavam questões como funcionamento dos algoritmos, comportamento de consumo via internet e manipulação de notícias. No entanto, o termo da moda, “fake news”, não foi utilizado.
Embora o tema e a formulação do enunciado tenham sido considerados complexos e desafiadores, os estudantes gostaram da oportunidade de refletir sobre um assunto bastante presente no noticiário atual, sobre o qual muitos têm opinião formada.
— Eu, por exemplo, falei sobre as bolhas nas redes sociais. Que uma forma de evitar a manipulação é buscar informações e opiniões de pessoas diferentes da gente — declara Igor Ferreira, 21 anos, que realizou o Enem pela primeira vez.
Outros candidatos preferiram abordar a questão da invasão de privacidade em relação a dados dos usuários. Foi o caso de Jucerlane Guglermano. Aos 48 anos, ela prestou o Enem pela primeira vez. Quer trocar os 27 anos de Brigada Militar pela Engenharia Civil:
— Para mim, que tenho bastante vivência, é algo novo e legal de se discutir. Isso de você buscar a música de um artista por um motivo bobo e, no dia seguinte, ser bombardeada de produtos e notícias sobre aquele artista. Quem disse que eu gosto dele de verdade?
Christian Rosa dos Santos, 18 anos, foi por uma linha parecida:
— Concluí que o Estado deve intervir pela proteção dos dados das pessoas, pois o direito à privacidade está previsto na Constituição.
Além da Redação, as 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas extenuaram os candidatos. Todavia, a maior parte deles declarou que a prova foi bastante acessível para quem é bom em interpretação de texto. No próximo fim de semana, os candidatos farão os testes de Matemática e Ciências da Natureza.
As provas começaram às 13h30min, e os participantes terão cinco horas e 30 minutos para resolvê-las.
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
This website uses cookies.