Categories: AgroNotícias

Engenheiro da Aud aborda os desafios da irrigação para reduzir impactos da estiagem

Nesta sexta-feira (14), o Gerente de Operação e Manutenção da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro, Everton Fonseca, participou de uma entrevista na Rádio Acústica FM, onde compartilhou suas perspectivas sobre a situação da irrigação e os desafios enfrentados durante o período de estiagem na atual safra. O Engenheiro destacou a recente chuva que trouxe alívio à região, com volumes variando de 40 a 70 milímetros. Ele ressaltou que, ao contrário de outras ocasiões, desta vez as chuvas foram mais uniformes, beneficiando todos os municípios:

“Essas chuvas de verão geralmente são disparelhas, mas dessa vez choveu em todas as regiões”, comentou.

O gerente abordou os impactos da estiagem em algumas áreas, especialmente na soja, que tem sido mais afetada devido à sua sensibilidade ao estresse hídrico. Ele mencionou que, embora algumas perdas tenham sido registradas, elas foram menores em comparação com outras regiões do estado, onde a perda de produtividade chegou a 60%.

Publicidade

Um dos pontos centrais da entrevista foi a necessidade de mudanças na abordagem da irrigação na região. Everton enfatizou a importância da reservação de água, afirmando que a irrigação sem um sistema adequado de reservação é insustentável:

“Nós fazemos irrigação sem reservação de água. Precisamos que o governo invista em obras de reservação, não apenas em pequenos pocinhos que secam rapidamente”, alertou.

Everton Fonseca também criticou as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais em acessar linhas de crédito, destacando que 70% dos agricultores são arrendatários e, portanto, têm dificuldades em garantir financiamentos de longo prazo. Everton defendeu que todos os produtores, independentemente do tamanho, devem ser vistos como essenciais para a economia, assim como as indústrias.

Segundo o gerente, a expectativa de uma safra de arroz promissora, com lavouras bem desenvolvidas, e a importância de se ter uma visão mais ampla sobre a produção agrícola e suas necessidades. Fonseca concluiu sua participação reafirmando a necessidade de aproveitarmos as oportunidades de reservação de água e a importância do investimento na agricultura para garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico da região.

Confira a fala do gerente da Aud sobre as perspectivas sobre irrigação na safra 2025

 

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Ministro das Cidades assina contratos e autoriza início de obras de novas moradias no Rio Grande do Sul

Jader Filho participará de solenidade nesta quarta-feira (30), na Secretaria para Apoio à Reconstrução

18 minutos ago

Nota de falecimento: Carlos Bahr morre aos 89 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Igreja União da Boa Vista

43 minutos ago

Acidente entre carro e caminhão deixa quatro mortos em Soledade

Colisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (30), na BR-386

58 minutos ago

Mais de 30 apostas acertam a quina e faturam R$ 48 mil na Mega-Sena

As dezenas sorteadas foram: 02 - 18 - 28 - 38 - 41 – 50

2 horas ago

Brigada Militar apreende 250 quilos de carne imprópria para consumo em Pelotas

Ação ocorreu nesta terça-feira (29), no Loteamento Arco-Íris

2 horas ago

This website uses cookies.