O engenheiro Everton Fonseca, responsável pela Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro – AUD, concedeu entrevista ao programa Primeira Hora desta quinta-feira (19). O engenheiro tranquilizou a comunidade quanto a situação da barragem do Arroio Duro e Passo da Maria Ulguim.
Conforme Fonseca, a média histórica de chuvas do mês de outubro é de aproximadamente 150mm, no entanto, este ano o acumulado até o dia 19 é de 344 mm. Nas últimas 24 horas choveu 69.3 mm, de acordo com a estação meteorológica da associação.
Segundo o engenheiro, não há motivos para preocupação, pois a barragem do Arroio Duro, apesar da grande precipitação registrada no mês, está com 94% de sua capacidade e não está vertendo. De acordo com Fonseca, é necessário ainda um cumulado de 85 cm de água na barragem para verter.
Já a barragem do Passo da Maria Ulguim está com apenas 70 cm acima do volume morto, de um total de 12 metros. “A barragem Maria Ulguim foi concebida para contenção de cheias e tem muito espaço ainda”, destaca.
Segundo previsões climáticas, a temperatura deve cair nos próximos dias. “Quando baixa a temperatura, baixa umidade relativa do ar e não temos probabilidade de chuva”, explica Fonseca, ressaltando que não deve ter chuvas expressivas para o restante do mês.
Confira a entrevista na íntegra:
À primeira vista, o cacto amendoim parece um brinquedo da natureza: baixinho, simpático, cheio de…
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
De acordo com a polícia, trata-se de Otávio Carlos da Silva de 76 anos
Os novos preços para o mercado brasileiro ainda não foram divulgados, mas a expectativa é…
Criminosos estão aproveitando a comoção mundial em torno da escolha do novo Papa após o…
Sistema Fecomércio-RS inova ao promover um seminário jurídico com um time 100% feminino de palestrantes
This website uses cookies.