Agro

Entidades reivindicam maior espaço da agricultura familiar nas compras públicas

Por proposição do deputado Zé Nunes, a inclusão dos sucos produzidos pelas agroindústrias da Agricultura Familiar na merenda escolar, foi pauta do espaço de Assuntos Gerais da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, na reunião da terça-feira (26/09). Presidida pela deputada Sofia Cavedon, a Comissão recebeu o presidente da União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu, Cleo de Aquino Ferreira.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

Publicidade

O deputado Zé Nunes relatou a dificuldade das cooperativas da agricultura familiar no fornecimento de alguns produtos para a merenda escolar. “Nós queremos abrir um diálogo com a Secretaria Estadual de Educação, responsável pelo setor de aquisição de produtos para a merenda escolar, para uma discussão mais ampla, com os nossos agricultores familiares”
O convidado Cleo Ferreira destacou as dificuldades que o setor enfrenta com alguns alimentos, para atender ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), como os sucos naturais, orgânicos e frango produzidos pela agroindústria familiar. Segundo Ferreira a legislação que regra o Pnae no Estado, prevê a aquisição de três tipos de suco: laranja, maça e uva, produzidos exclusivamente em três regiões específicas (Vale do Caí, Vacaria e Serra, respectivamente), deixando de lado, outras regiões que produzem outros tipos. “O que a gente queria é que outros sucos fossem contemplados pela legislação. Lá na região Sul, se produz suco de pêssego, goiaba, araçá e butiá que do ponto de vista nutricional, não perdem para os outros sucos.”

Ferreira afirmou ainda que há interesse das escolas da rede pública em adquirir outros sucos, mas a legislação impede a compra. Ele afirmou ainda que a produção de frangos passa pela situação.
Segundo relato de uma produtora de frango da agricultura familiar, Maria Celoi Peil, o PPA exige apenas coxa e sobrecoxa nas compras públicas. A alternativa encontrada foi oferecer o frango em cortes. Já há experiência de oferta para escolas locais, mas ainda é preciso alterar a legislação e permitir o fortalecimento da economia local.

A vereadora Iasmin Roloff destacou a necessidade da legislação se adaptar à realidade de cada região. No caso da produção de frangos, há produção suficiente, que pode inclusive ser ampliada, a partir da demanda da rede pública. “Nós precisamos pensar as legislações a partir da realidade local, de cada região, dar oportunidade desses agricultores familiares, estarem colocando seus produtos em outros espaços e não apenas no comércio local. É permitir que esses agricultores se viabilizem com o PNAE, o PAA (Plano de Aquisição de Alimentos) e outros programas institucionais nas suas regiões.”

O deputado Zé Nunes questionou o fato das prefeituras poderem comprar a produção da agricultura familiar e afirmou que há uma negociação imposta pelos grandes grupos econômicos. O parlamentar afirmou que a secretária de Educação informou que há legislação para os sucos adquiridos. Segundo Nunes, falta sensibilidade do Governo do Estado. “Há uma situação que está prejudicando a agricultura familiar na nossa região.”
A presidenta da Comissão, deputada Sofia Cavedon destacou a lei que obriga o Governo do Estado a comprar 30% da produção da agricultura familiar. Sofia sugeriu que se faça uma escuta técnica sobre a alimentação escolar na comissão, no sentido de começar a construir uma legislação adequada.

Daniel Nunes

Recent Posts

CEEE Equatorial investe em melhorias no Distrito Industrial de Camaquã para reduzir falta de Energia

Gerente Aurélio Knepper explicou sobre os trabalhos na Vila São Carlos e os benefícios para…

6 minutos ago

Pneumonia: Como a gripe pode evoluir para este problema respiratório?

Pneumologista Marcelo Mallmann explica os fatores de risco e a importância da vacinação para a…

31 minutos ago

Acidente com duas motos deixa uma pessoa ferida em Rio Grande

Um dos envolvidos ficou em estado grave com a colisão

52 minutos ago

Grêmio busca reação contra Santos sob pressão da torcida

O Grêmio ocupa a 18ª posição, na zona de rebaixamento

2 horas ago

Kosmos 482 pode cair na Terra: saiba quais os riscos para o Brasil

Brasil está na possível rota de impacto do satélite

2 horas ago

Anvisa retoma a proibição de venda de pasta de dente da Colgate

Empresa retirou recurso contra proibição; pasta de dente causa efeitos adversos como inflamação da gengiva…

2 horas ago

This website uses cookies.