Foto: Eliezer Falcão/Divulgação
Na última segunda-feira (24), o governo do Estado do Rio Grande do Sul oficializou a criação de um entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) na cidade de São Borja, na Região das Missões. A cerimônia contou com a presença de autoridades, como o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, representando o governador Eduardo Leite, o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O entreposto será viabilizado por meio de um investimento privado de R$ 50 milhões pela empresa Ponta Negra Logística, vencedora da licitação promovida pelo governo do Amazonas. A obra, que deve ser concluída em 150 dias, transformará o local em um grande armazém para armazenar e distribuir produtos das empresas instaladas na ZFM. A expectativa é que a operação gere 250 novos empregos diretos.
O secretário Ernani Polo ressaltou a importância do investimento para o desenvolvimento da região e do país.
“Esse entreposto em São Borja representa uma oportunidade única, não apenas para o Rio Grande do Sul, mas para todo o Brasil. Será mais um ponto logístico estratégico que fortalecerá nossas parcerias comerciais e permitirá atender os países do Mercosul de forma mais rápida e eficiente”, afirmou.
A escolha de São Borja para abrigar o entreposto da ZFM se deve à sua localização estratégica, na fronteira com a Argentina. A cidade já se destaca como um importante polo logístico do Rio Grande do Sul, com grande movimentação no chamado “porto seco”, que recebe dezenas de caminhões que cruzam a fronteira diariamente. Essa infraestrutura facilita o escoamento de mercadorias para os países do Mercosul, tornando São Borja um ponto ideal para a distribuição dos produtos da ZFM.
Com a criação do entreposto em São Borja, o Brasil passa a ter cinco pontos de distribuição para os produtos da Zona Franca de Manaus. Os outros estados que já possuem entrepostos da ZFM são Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro.
A expectativa do governo e da comunidade local é que a criação do entreposto da ZFM impulsiona o desenvolvimento econômico da região, gerando novos negócios, oportunidades de trabalho e renda para a população de São Borja e municípios vizinhos. A iniciativa também deve contribuir para o fortalecimento da integração regional e para a consolidação do Rio Grande do Sul como um importante centro logístico do Mercosul.
Informações adicionais:
Impacto positivo para a região:
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
This website uses cookies.