As secretarias de Estado da Cultura (Sedac) e da Saúde (SES) assinarão um Protocolo de Intenções para o restauro e uso dos pavilhões do Hospital Psiquiátrico São Pedro. O assunto foi tema de reunião realizada na tarde desta segunda-feira (05), entre os titulares da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, e da Saúde, Ciro Simoni.
No encontro, realizado na sede da SES, Assis Brasil detalhou o interesse da cultura nos pavilhões 5 e 6. “Num primeiro momento, temos um projeto pronto, aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado para a recuperação dos prédios 5 e 6, que já são utilizados pelos grupos das artes cênicas gaúchas e que podem também ser uma alternativa para o novo Centro Cenotécnico do Estado”, afirmou Assis Brasil, ao dizer que a intenção do Governo do Estado é assegurar a possibilidade de assegurar a possibilidade de qualificar o uso dos dois prédios.
Ciro Simoni ampliou a proposta: “temos total interesse nesta parceria. Já estamos com a licitação em andamento para a recuperação do telhado do prédio 1, onde está localizado o museu do hospital”. Segundo o titular da SES, aquele espaço todo deve ser transformado em um centro cultural, com uso de todas as linguagens e trabalhando juntos podemos tornar isso realidade”.
Nos próximos dias, será marcada a data para o evento oficial da assinatura deste acordo. Também participaram da reunião, o secretário adjunto da Cultura, Jéferson Assumção, o diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas ( IEACen), Marcelo Restori, o chefe de gabinete da Cultura, André Kryszckzun e o assessor jurídico Paulo Berni.
Espaço cênico
Há dez anos, os pavilhões 5 e 6, do Hospital Psiquiátrico São Pedro, começaram a ser usados para produção e apresentação teatral com o grupo Falus e Stercos, para Bienal do Mercosul e gravação e filmagens cinematográficas. Em 2001, juntaram-se a eles a Oigalê, o Movimento Teatro de Rua, Neelic e Caixa Preta. As ações realizadas contemplam temporadas de espetáculos e oficinas, que englobam desde a comunidade dos bairros ao redor e os próprios internos do hospital, até a classe artística. Os grupos já se ofereceram como parceiros para, por meio das Leis de Incentivo, buscar recursos para a recuperação dos prédios.
Sobre o Hospital
O Hospital Psiquiátrico São Pedro foi o primeiro hospital psiquiátrico de Porto Alegre. A construção do prédio começou no ano de 1879, tendo a primeira parte finalizada em 1884; o último pavilhão foi inaugurado apenas em 1903. A inauguração do hospital ocorreu em 29 de junho de 1884, no Dia de São Pedro, padroeiro do Rio Grande do Sul, e recebeu visitas ilustres, como a da Princesa Isabel. Foi considerado um grande avanço para a época, uma vez que pessoas com problemas psíquicos eram então encarceradas em presídios.
Desde 2011, o hospital recebe, periodicamente a visita do Ministério Público que acompanha as condições de vida, trabalho e estrutura da mais antiga instituição psiquiátrica do Estado.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
This website uses cookies.