Estado conduz processo de transição da nova gestão da Polícia Penal

Na manhã desta terça-feira (11), o titular da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Luiz Henrique Viana, liderou a reunião de alinhamento entre a atual e a nova equipe de gestão da Polícia Penal. Mateus Schwartz dos Anjos transmitirá o cargo de superintendente ao então diretor da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA), Luciano Lindemann. A nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado nesta semana.

A transição foi iniciada na última sexta-feira (7/3), na sede da SSPS, que seguirá atuando de forma ativa nas decisões relacionadas a esse processo, reforçando a relação de parceria entre as instituições.

Publicidade

“O processo está sendo conduzido com tranquilidade e foco em garantir o andamento das atividades institucionais, sem impactos na rotina do sistema. Temos o compromisso de manter a instituição em pleno funcionamento e realizar esse procedimento de modo ágil e seguro”, afirma Viana.

A alternância no cargo de superintendente é um procedimento habitual na instituição. O governo do Estado segue comprometido em garantir uma Polícia Penal cada vez mais focada na segurança, nos servidores, na qualificação do atendimento e no tratamento penal digno às pessoas privadas de liberdade.

Servidor penitenciário desde 2007, Lindemann está à frente da CPPA, antigo Presídio Central, desde agosto de 2023, quando ocorreu a troca de comando do estabelecimento, da Brigada Militar para a Polícia Penal. Como superintendente-adjunta, quem assume é a servidora Patricia Picolotto, agente penitenciária desde 2014.

A Polícia Penal vive um momento de transformação, impulsionado por investimentos históricos do governo do Estado, que têm fortalecido a instituição com a abertura de novas unidades prisionais e a melhoria das condições de trabalho dos servidores. De 2019 a 2024, foi investido mais de meio bilhão em unidades prisionais e equipamentos para servidores penitenciários. Até o final deste governo, em 2026, o investimento ultrapassará 1,3 bilhão, com a criação e readequação de cerca de 11,7 mil vagas.

Polícia Penal

A Polícia Penal, subordinada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), é o órgão estadual responsável pela execução administrativa das penas privativas de liberdade e das medidas de segurança.

De acordo com a Constituição do Rio Grande do Sul, a política penitenciária do Estado deve ter como objetivo a reeducação, a reintegração social e a ressocialização do preso, definindo como prioridades a regionalização e a municipalização dos estabelecimentos penitenciários, a manutenção de colônias penais agrícolas e industriais, a escolarização e a profissionalização dos presos.

A rede prisional administrada pela Polícia Penal compreende 112 unidades prisionais, entre presídios, penitenciárias, centros de custódia hospitalar, centro de triagem, instituto psiquiátrico, institutos penais, colônia penal, fundação e institutos penais de monitorações eletrônica. Organizadas em 10 regiões penitenciárias, as casas prisionais estão distribuídas pela capital e pelo interior do Estado, acolhendo presos dos regimes aberto, semiaberto e fechado.

Dessa maneira, é atribuição de todo servidor e gestor que passar pela Polícia Penal gerir com comprometimento a instituição que tem a incumbência de atender às necessidades dos que cumprem pena e também dos que colaboram para a reforma do sistema penitenciário brasileiro, tendo em vista o êxito de um interesse comum: a reinserção social da pessoa privada de liberdade.

Fonte: Secom RS

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Nota de falecimento: Glecy Pacheco dos Santos Vieira morre aos 66 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Camaquense

4 minutos ago

Mais de 30 apostas acertam a quina e faturam R$ 48 mil na Mega-Sena

As dezenas sorteadas foram: 02 - 18 - 28 - 38 - 41 – 50

31 minutos ago

Brigada Militar apreende 250 quilos de carne imprópria para consumo em Pelotas

Ação ocorreu nesta terça-feira (29), no Loteamento Arco-Íris

49 minutos ago

Homem é preso por arrancar parte do queixo da esposa

Marido chegou a mentir que a culpa era do cachorro

54 minutos ago

Como manter o cacto em pé mesmo depois de crescer demais e evitar tombos no vaso

É comum cultivar um cacto pequeno e fofo, ver ele se desenvolver lindamente… até o…

1 hora ago

Por que a maranta tricolor enrola as folhas à noite e como resolver se isso persistir

Ela chama atenção em qualquer canto da casa, mas quando a maranta tricolor começa a…

1 hora ago

This website uses cookies.