Estado discute gestão do sistema de prevenção a desastres naturais

Após anúncio do Ministério do Planejamento de que o Rio Grande do Sul será contemplado com R$ 793 milhões no Plano Nacional de Gestão e Desastres Naturais, a Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã sediou, nesta segunda-feira (17), palestra e reunião de trabalho sobre o tema. O encontro reuniu técnicos do Governo do Estado e o diretor do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), Agostinho Ogura.

Com representantes da Defesa Civil, das Secretarias de Obras e Serviços Públicos, do Meio Ambiente e do Planejamento, Ogura explicou que o Governo Federal está ampliando o investimento na tecnologia de sistemas de prevenção. O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – ao qual o Cemaden é vinculado-, confirmou na última quinta-feira (13) a compra de 1,5 mil pluviômetros pelo para o monitoramento da quantidade de chuvas.

Publicidade

Atualmente, o Cemaden dispõe de 300 pluviômetros, mas ao menos 7,5 mil unidades devem ser adquiridas nos próximos anos. Ainda não foi definida a localização dos equipamentos no território brasileiro. O coordenador do Sistema de Monitoramento de Desastres da Secretaria do Meio Ambiente, João Manoel Trindade, reivindicou a inserção do Estado na definição dos locais onde serão instalados os pluviômetros. “Em conjunto com o Governo Federal, estamos construindo um mapa das inundações no Estado. A ideia é que tenhamos um estudo específico por bacia, para entender a dinâmica das enchentes”.

O Secretário de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, responsável pelos projetos de gestão dos recursos hídricos e também pelas obras recentemente aprovadas no Plano Nacional de Resposta a Riscos e Desastres Naturais, destacou que os projetos “desenvolvem políticas de Estado, de longo prazo, construídas por meio de um arranjo institucional, entre os governos federal, estadual e prefeituras”.

O subchefe da Defesa Civil, coronel Oscar Moiano, ressaltou que a Defesa Civil acaba sendo a “linha final”, porque é onde se dá as respostas. “Capacitamos equipes em todo o Estado, de acordo com as possibilidades de cada região. Hoje o RS está sintonizado para atender em conjunto com a estrutura que será aperfeiçoada pelo Governo Federal”.

Radar meteorológico
No último edital de destinação definido pelo Cemaden, nove radares meteorológicos serão encaminhados a diversos pontos do território brasileiro. Segundo Ogura, o direcionamento é feito pela identificação do cenário de risco mais grave para pessoas. O secretário do Planejamento, João Motta, disse que o Estado deverá adquirir um radar meteorológico, independentemente da avaliação do Cemaden.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

14 horas ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

17 horas ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

18 horas ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

19 horas ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

19 horas ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

19 horas ago

This website uses cookies.