Foto: Lucas Motzkus/Ascom SPGG
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e a Amazon Web Services (AWS) Brasil anunciaram nesta quinta-feira (5/5) a assinatura de um termo de cooperação. O ato ocorreu durante a programação do South Summit, que ocorre até sexta-feira (6/5) no Cais Mauá, em Porto Alegre.
Com o objetivo de conjugar esforços para promover e fomentar o ensino, a inovação, a ciência e a tecnologia no Rio Grande do Sul, o documento foi assinado pelo titular da SPGG, Claudio Gastal, e o diretor-geral para o Setor Público da AWS no Brasil, Paulo Cunha. Firmaram como testemunhas os secretários Alsones Balestrin, de Inovação, Ciência e Tecnologia, e Raquel Teixeira, da Educação, além do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin.
“Empregabilidade, formação de jovens e estímulo a startups estão entre alguns dos eixos que comporão os esforços conjuntos futuros entre o Executivo e a AWS Brasil, o que significa que os gaúchos terão acesso a oportunidades e ferramentas extremamente competitivas”, afirmou Gastal.
“No dia seguinte à visita nos Estados Unidos, já estávamos à mesa desenhando os projetos conjuntos”, destacou Balestrin. A titular da Educação também celebrou a cooperação: “Só se constrói um Estado inovador com crianças e jovens. A Secretaria da Educação tem confiança de que está ajudando a gerar inovação no Rio Grande do Sul”, disse Raquel.
Intermediado pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), o termo de cooperação marca o início do processo de colaboração entre o Estado e a AWS Brasil, sendo que outros documentos podem formalizar, futuramente, contribuições mútuas com outros órgãos de governo.
“A iniciativa do governo estadual é exemplar ao unir duas pontas da economia digital: o fomento à inovação e ao empreendedorismo e a capacitação em computação em nuvem, uma das habilidades de tecnologia mais requisitadas pelo mercado de trabalho”, afirmou Paulo Cunha. O mais recente Estudo Global de Habilidades Digitais da AWS, lançado em 2021, apontou a capacidade de usar ferramentas baseadas em nuvem, como software de contabilidade e execução de instância de computação em nuvem AWS, como a habilidade mais desejada até 2025 pelos empregadores.
A aproximação entre as duas instituições se iniciou em março, quando o então governador Eduardo Leite, acompanhado de uma comitiva de secretários de Estado, visitou a sede da AWS em Arlington, nos Estados Unidos. Na ocasião, foram apresentadas propostas que incluem capacitação do ecossistema de inovação do Rio Grande do Sul, representado por universidades e startups sobre o potencial da computação em nuvem, ajuda para o Estado utilizar os recursos públicos de ensino superior e pesquisa para criar uma força de trabalho na nuvem habilitada a dar suporte à nova economia digital.
South Summit
Realizado desde 2012 em Madri, na Espanha, o South Summit é uma plataforma global de inovação e aproximação entre startups, empresas e fundos de investimento globais. Já movimentou cerca de US$ 8,8 bilhões em investimentos. A edição brasileira tem a correalização do governo do Rio Grande do Sul, South Summit Espanha e IE University, com apoio da prefeitura de Porto Alegre.
TEXTO: Bianka Nieckel/Ascom EDP
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
Confirmação da lei representa um marco histórico para a vitivinicultura do estado, valorizando a tradição,…
This website uses cookies.