Estado publica convocação de 97 concursados do Instituto-Geral de Perícias

O governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (18/6) o chamamento de 97 aprovados nos concursos 1 e 2/2017 do Instituto-Geral de Perícias (IGP). De acordo com o calendário, foram convocados 30 peritos médico-legistas, 40 técnicos em perícias (áreas Radiologia e Ensino Médio) e 25 peritos criminais (áreas de Computação Forense, Engenharia Mecânica, Química/Engenharia Química, Biomedicina/Farmácia/Biologia, Psicologia, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica). Também estão sendo convocados dois técnicos em perícias do cadastro reserva, remanescentes da primeira nomeação, totalizando 97 convocados.

“Esses agentes reforçam a segurança pública gaúcha e certamente contribuirão para que sigamos reduzindo índices de criminalidade, como temos observado no Estado”, afirmou o governador Eduardo Leite, ao anunciar a nomeação em transmissão ao vivo nesta quinta.

Publicidade

“As nomeações cumprem o compromisso do governo de reforçar os quadros das vinculadas da Segurança Pública de forma planejada, respeitando a situação fiscal do Estado. É, sem dúvida, uma medida essencial para continuar reduzindo os indicadores criminais, fortalecendo as premissas propostas pelo programa RS Seguro”, disse o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, também secretário da Segurança Pública.

Os candidatos terão o prazo legal para apresentação dos documentos previstos em edital de convocação. A posse definitiva só será dada após o aval do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest). Depois dessa etapa, inicia-se o curso de formação profissional, com duração prevista de 360 horas-aula, composto de três módulos: básico, específico e prático. Os tutores e docentes já foram selecionados por meio de processo seletivo.

“As nomeações agregam ao corpo de profissionais do IGP, preenchendo vagas importantes para agilizar o trabalho da perícia gaúcha e melhorar o atendimento ao cidadão”, explicou a diretora do IGP, Heloísa Kuser.

Neste ano, em função das medidas de distanciamento social previstas em decreto do governo do Estado, o curso de formação do IGP utilizará uma plataforma virtual de sala de aula para todas as disciplinas teóricas.

Ao todo, o cronograma de chamamento prevê 170 vagas, sendo 45 para perito criminal, 80 para técnico em perícias e 45 para perito médico-legista. Além do chamamento desta quinta, estão previstas 38 nomeações para março de 2021 e 37 em março de 2022.

Considerando a projeção de aposentadorias e o chamamento de servidores, o quadro de peritos deve passar de 256 para 273 em três anos.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Mariana Pimentel abre 32 vagas através de Processo Seletivo

Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura

2 horas ago

Senar RS realiza palestra sobre tecnologia no apoio a agricultura

Evento ocorrerá nesta quarta-feira (14), na ExpoCamaquã 2025

2 horas ago

Nota de falecimento: Arnoldo Marth Diedrich morre aos 53 anos

Os atos fúnebres ocorrerão a partir das 16h30 na Funerária Camaquense

2 horas ago

Camaquã já recebe donativos na Campanha do Agasalho 2025

Saiba quais os locais onde deixar as suas doações

3 horas ago

Combate ao abuso infantil ganha força em Camaquã

Município promove ações sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso Infantil

3 horas ago

Governo Federal entrega mais 50 novas casas em Porto Alegre

Ato ocorreu nesta quarta-feira (14), através da Secretaria de Reconstrução

3 horas ago

This website uses cookies.