Estudante camaquense apresenta evento da Rede Estadual de Educação. Foto: Divulgação
O estudante camaquense Felipe Bortolotti, de 14 anos, que frequenta o 9º ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel da Silva Pacheco, de Camaquã, participou da apresentação da Agenda da Educação para a próxima década. Ao lado da Luize Rohsler Hoffmann, da Escola Estadual de Educação Básica Albino Fantin, de Horizontina, eles foram os mestres de cerimônia do evento que reuniu professores da Rede Estadual de Ensino.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
As ações estratégicas para o período foram apresentadas pelo Governador Eduardo Leite, pelo Vice-Governador Gabriel Souza, pela Secretária de Estado da Educação, Raquel Teixeira, pela Secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, e pela Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.
Durante o evento, foram destacadas as diretrizes da Agenda, elaborada por meio de um processo colaborativo envolvendo especialistas, servidores e representantes da sociedade civil. Baseado em um diagnóstico das escolas estaduais, o plano visa garantir uma educação pública de excelência e acessível a todos, preparando os jovens para os desafios de um mundo em constante transformação.
A estratégia da Agenda foi organizada em oito eixos centrais, que servem como guia para alinhar planejamento e execução das ações educacionais:
1 – Alavancar a qualidade da aprendizagem;
2 – Reduzir as desigualdades educacionais;
3 – Garantir o acesso e a conclusão da educação na idade certa;
4 – Ampliar a inserção qualificada dos jovens na economia;
5 – Formar uma rede de escolas atrativas, seguras e resilientes;
6 – Ter profissionais qualificados, valorizados e engajados;
7 – Fortalecer a gestão escolar e a governança da rede;
8 – Transformar os processos educacionais por meio da tecnologia e inteligência artificial.
Para estruturar essas diretrizes, foram definidas quatro questões norteadoras:
A formulação da Agenda foi embasada em dados estatísticos que evidenciaram desafios estruturais, como os altos índices de evasão escolar e o grande número de professores em regime temporário. Além disso, o plano reconhece a necessidade de fortalecer a infraestrutura das escolas e priorizar o bem-estar da comunidade escolar diante dos impactos das mudanças climáticas.
Para enfrentar esses desafios, o governo estabeleceu políticas públicas focadas na permanência escolar, na formação contínua dos professores, na integração de tecnologias digitais ao ensino e no fortalecimento da equidade racial e social.
Confira as alterações no funcionamento dos serviços
Secretário Clayton Dworzecki destacou as categorias disponíveis para se inscrever
Evento ocorreu no Instituto Caldeira em Porto Alegre
Urologista Rafael Fraga detalhou os sintomas da doença que atinge homens e mulheres
Descubra como ajudar Lelê e sua mãe, Micheli, que enfrentam juntas o desafio do tratamento
Com aprovação em Assembleia, R$ 1,7 milhões serão destinados aos projetos dos municípios da área…
This website uses cookies.