Educação

Estudantes conhecem o futuro profissional no Living Lab

Empregabilidade, formação profissional, aproximação do mercado com as Universidades e desenvolvimento regional. Essas são as propostas da Living  Lab Ulbra – Feira de Empresas e Empregabilidade,  que foi aberta na manhã de hoje no campus da Ulbra Canoas e encerra no dia 23 de agosto. Somente na manhã de hoje, cerca de 500 estudantes do ensino médio visitaram o campus e  tiveram a oportunidade de participar de oficinas, palestras e atividades lúdicas dispersas em mais de 400 metros quadrados do térreo do prédio 16, da Universidade Luterana do Brasil, campus Canoas. Até amanhã espera-se que mais de 1500 alunos do ensino médio visitem a feira. Estudantes de graduação também participam.

Os primeiros alunos das escolas de ensino médio da região metropolitana começaram a chegar por volta das 9hs. A estudante Carolina da Silva Nunes, 18 anos, que frequenta o  terceiro ano ensino médio da Escola Cristo Redentor, acredita que  o evento a ajude a tomar a decisão sobre o futuro profissional. “Nos últimos anos, a gente fica em um dilema sobre que carreira seguir. É importante estar aqui porque vemos coisas novas”, completa.  Brendha da Silva Marcelino, 18, entende que o Living Lab é uma forma de compreender melhor o mercado de trabalho. “ Desde os 16 anos que fico pensando em que profissão seguir. Em pouco tempo já fiz contatos com algumas empresas. É muito importante essa visibilidade pra mim”, entende.

Publicidade

O aluno do Colégio São João, de Canoas, Danilo Neto, 18 anos, já sabe que o que deseja fazer no futuro. Deseja cursar Engenharia de Software como graduação na universidade. No entanto, disse que o Living Lab está permitindo conhecer outras áreas. “ Essa feira é incrível. A gente consegue fazer network, conhecer pessoas novas e até mesmo perceber que tem outras possibilidades para gente seguir a vida”, reflete. O reitor da Ulbra/RS, Thomas Heimann, disse que o evento é uma oportunidade para o estabelecimento de networking e para os estudantes planejarem o futuro profissional. “ É um programa que permite que os estudantes possam fazer o planejamento de carreira. Pensar no seu futuro. A questão da empregabilidade é fundamental hoje em dia e a Universidade está conectada com isso”, afirma.

Entre as diversas atividades que fazem parte do Living Lab, estão a orientação profissional, oficinais de elaboração de currículos, rodas de conversa sobre carreiras e mercado com debates entre CEOs de grandes empresas, startups, professores e alunos. A coordenadora comercial de Convênios e Estágios da Ulbra, Fernanda Mattos Souza, explica que a intenção é oportunizar que os acadêmicos conheçam de modo mais aprofundado o mercado de trabalho que vão viver. “O objetivo é reunir a academia e o mercado para cada vez mais, formarmos os profissionais que as empresas estão precisando”, diz.

Programação

Hoje à noite, haverá um painel que discutirá a Empregabilidade nos tempos atuais. Estarão presentes a gerente de RH da Ambev, Carolina Magalhaes, e o diretor comercial da mesma empresa, Lucas Mendes. Hoje pela manhã a psicóloga Bianca Gaus falou sobre a Inteligência Emocional e as habilidades necessárias para os profissionais do futuro. Na sexta. Estão participando do evento 15 empresas gaúchas e 10 agências de Integração.

A Living Lab termina amanhã com debate sobre a mercado de trabalho e a universidade. Entre os painelistas estarão o reitor da Ulbra, Thomas Heimann, o consultor da Novembro 4 Comunicação, Fábio Di Renzo, o CEO da Creare, André Ribeiro, e a coordenadora de Marketing, também da Creare, Raquel Moreira. Participam também o CEO da CIEE-RS, Lucas Baldiserotto, o engenheiro da Gerdau Leonardo dos Santos e o estagiário do Tribunal de Justiça do Estado Nilson Silva dos Santos.

 

Texto: Jornalista Sérgio Lima Lorenz | Jornalista Luis Marcelo Miranda

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Em 120 dias de 2025, governo federal gastou R$ 1,7 trilhão

Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…

18 minutos ago

Reforma Tributária: advogada alerta como evitar prejuízos na revisão de contratos em 2026

Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias

1 hora ago

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

10 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

15 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

16 horas ago

This website uses cookies.