Estudo aponta que uso contínuo de máscara reduz em 87% o contágio da Covid-19

Em recente divulgação do estudo desenvolvido por pesquisadores da Ufrgs, Ufcspa, Ufpel e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) apontou que o uso contínuo de máscara, reduz em 87% a infecção da Covid-19. A pesquisa também concluiu que pessoas que aderem de forma moderada a intensa ao distanciamento social têm entre 59% e 75% menos chances de contrair o coronavírus.

Os resultados do estudo se derem após 271 pacientes positivos para a infecção, responderem um questionário com perguntas sobre uso de máscaras, nível de distanciamento social e quais as atividades rotineiras fora de casa. Os pesquisadores destacam no artigo que, uma vez que os profissionais de saúde foram excluídos das amostras, os níveis de resultados mostram como esses cuidados protegem a população em geral da doença.

Publicidade

O documento também ressalta, a importância do uso correto da máscara, tapando o nariz e a boca e não deixando vazar ar. Para caminhar ao ar livre, em locais sem aglomeração, pode ser usada uma máscara simples”. É recomendado também que seja mantido distanciamento mínimo de dois metros e dar preferência a ambientes ao ar livre ou bem ventilados. Outras dicas importantes também fazem parte do relatório. Confira:

1. Reduza a circulação ao mínimo que puder; saia de casa somente o necessário; evite reuniões com pessoas que não moram com você, viagens, festas, eventos ou outras aglomerações.

2. Se tiver de permanecer em locais fechados com outras pessoas que não moram com você, use máscaras bem ajustadas e com mais de uma camada. Algumas opções são duas máscaras de pano, uma máscara cirúrgica com máscara de pano por cima, ou uma máscara do tipo PFF2 com selo do Inmetro. O importante é que ela seja bem colocada, tapando o nariz e a boca e não deixando vazar ar. Para caminhar ao ar livre, em locais sem aglomeração, pode ser usada uma máscara simples.

3. Evite encontrar, se possível, pessoas que se aglomeraram durante o carnaval.

4. Prefira sempre ambientes ao ar livre ou naturalmente bem ventilados e usando máscara.

5. Mantenha sempre distanciamento de no mínimo 2 metros das outras pessoas, mas quanto maior a distância, melhor.

6. Se participou de festas ou reuniões com quem não mora com você durante o feriado, procure manter o distanciamento físico rigoroso, ficando em casa durante os próximos 14 dias: não vá à escola, não vá visitar a família e não saia de casa a não ser para o que for estritamente necessário, como ir ao serviço de saúde.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Grêmio enfrenta Godoy Cruz em jogo decisivo pela Sul-Americana

Tricolor precisa vencer para garantir a classificação direta

3 minutos ago

Horóscopo desta terça-feira, dia 13 de maio de 2025

Tire o dia para fazer uma ação voluntária e ajudar alguém que precise

13 minutos ago

Arambaré: passagem molhada Maria Gomes é reaberta ao trânsito

Local havia sido interditado após arroio ter atingido nível elevado

25 minutos ago

CPI das Bets: Mendes autoriza silêncio de influenciadora Virgínia

Ela não precisa responder perguntas que possam incriminá-la

33 minutos ago

Receita Federal reforça segurança no RS com doação de pneus à Brigada Militar

Iniciativa visa garantir a manutenção de viaturas no estado

47 minutos ago

Nota de falecimento: Dorval Martins de Ávila morre aos 76 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Jardim

47 minutos ago

This website uses cookies.