Saúde

Evitar leptospirose exige cuidados em períodos de enchentes

Como vários municípios sofreram com fortes chuvas nos últimos dias e ocorrências de enchentes e alagamentos registrados no Estado, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), faz algumas recomendações que visam evitar a contaminação por doenças como leptospirose, hepatite A, cólera, tétano acidental, entre outras. Além do cuidado com a limpeza da casa e caixa d’água, assim como quanto ao consumo de água e alimentos.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui! 

Publicidade

Durante o programa Primeira Hora da Rádio Acústica FM desta sexta-feira (22), a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do CEVS, Roberta Vanacôr, explanou sobre a importância dos cuidados para a prevenção de doenças como a leptospirose que é transmitida pela urina do rato e acontece pelo contato com água ou lama contaminada. Fator que aumenta durante os períodos de inundações.

No período chuvoso, os rios, os córregos e a rede de esgoto podem transbordar. Essa água invade tocas de ratos (que se encontram em galerias, lixões, terrenos baldios e esgotos) e chega contaminada às residências, podendo contaminar as pessoas. O contato com a pele, as mucosas ou a ingestão de alimentos, líquidos e medicamentos contaminados transmitem a leptospirose para o ser humano.

Roberta ainda ressalta é importante evitar o contato com água ou lama de enchentes ou esgotos. No entanto, caso uma pessoa entre em contato com a água ou lama contaminadas, o recomendável é fazer uma boa lavagem da região exposta, lavando bem a área afetada com água e sabão.

Cuidados

É importante tomar todos os cuidados possíveis para evitar a transmissão de doenças e preservar a saúde. Por isso, nunca use a água que tiver tido contato com água de enchentes para lavar pratos, escovar os dentes, lavar e preparar alimentos ou fazer gelo. De preferência, beber somente água engarrafada, fervida ou clorada. Antes de ser consumida, procure saber onde está localizada a fonte da água engarrafada. Se tiver dúvidas, a água mesmo sendo engarrafada deve ser fervida ou clorada antes de consumida. Caso observe alguma alteração na água da torneira (como odor e/ou coloração diferente do habitual) entrar em contato com a empresa responsável pela distribuição da água e/ou Secretaria de Saúde do seu município.

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

35 minutos ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

3 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

3 horas ago

Atraso no IPVA: entenda os riscos e prejuízos para o motorista

Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…

4 horas ago

Dia do Trabalhador: veja como será o funcionamento dos serviços estaduais no feriado

Confira as alterações no funcionamento dos serviços

4 horas ago

This website uses cookies.