Expedição Costeira Antártica retorna ao Brasil após 60 dias de missão

A Expedição Internacional de Circum-Navegação Costeira Antártica (ICCE) concluiu sua missão científica, que percorreu mais de 27 mil quilômetros ao redor da costa antártica. O navio atracou no Porto de Rio Grande na manhã desta sexta-feira (31), às 8h30, após partir do mesmo local em 23 de novembro de 2024. A missão se destacou por sua abordagem inovadora, navegando o mais próximo possível da costa do continente gelado.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

Coordenada pelo pesquisador e explorador polar Jefferson Cardia Simões, do Centro Polar e Climático (CPC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a expedição contou com a participação de 57 cientistas de sete países: Argentina, Brasil, Chile, China, Índia, Peru e Rússia. Dentre os participantes, 27 eram brasileiros, vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT) e a projetos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar/CNPq).

Para realizar o percurso ao longo da costa antártica, a expedição utilizou o navio quebra-gelo científico Akademik Tryoshnikov, pertencente ao Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica, de São Petersburgo, na Rússia. A embarcação foi essencial para a realização das atividades científicas em condições desafiadoras, permitindo que os pesquisadores realizassem coletas e análises em locais de difícil acesso.

Durante mais de 60 dias de missão, os cientistas soltaram 43 balões atmosféricos equipados com radiossondas, que coletaram dados cruciais sobre pressão, temperatura, ventos e composição da atmosfera. Essas informações são fundamentais para a compreensão de fenômenos climáticos, como frentes frias e ciclones extratropicais, além de ajudar a mapear os impactos das mudanças climáticas na região.

A expedição percorreu mais de 29.316 km da costa antártica, realizando coletas de amostras e estudos que contribuirão para o entendimento dos efeitos das mudanças climáticas no planeta. Além de sua relevância científica, a missão simboliza um avanço no protagonismo brasileiro em fóruns internacionais antárticos, exemplificando a diplomacia da ciência como uma ferramenta para fortalecer relações internacionais.

Redação

Recent Posts

Papa Francisco morre aos 88 anos

Anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta

5 horas ago

Hoje na história – 21 de abril: Tiradentes é enforcado e esquartejado

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história

10 horas ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta terça-feira (22)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

1 dia ago

Caliandra: 3 segredos para uma floração intensa

Nem toda planta com flores vibrantes atrai tanta vida quanto a caliandra. Essa espécie, conhecida…

1 dia ago

Medidas protetivas poderão ser solicitadas online no RS após 6 mulheres terem sido mortas em 24h

De acordo com a Polícia Civil, a nova forma de solicitação vai facilitar o acesso…

2 dias ago

This website uses cookies.