O aplicativo FaceApp voltou a ficar em evidência nos últimos dias, com o filtro que mostra como o usuário ficaria se mudasse de gênero. A brincadeira, aparentemente inofensiva, pode trazer dor de cabeça para seus usuários.
O aplicativo, desenvolvido pela empresa russa Wireless Lab e disponível gratuitamente para Android e iOS, já havia viralizado em 2019, com o filtro que mostrava como as pessoas ficariam alguns anos mais velhas. Agora, com o filtro de “mudança de gênero”, o app voltou para as primeiras posições entre os mais baixados nas lojas de aplicativos.
Os termos e condições aceitos pelos usuários ao utilizar o aplicativo, na maioria das vezes sem sequer serem lidos, podem abrir brechas que colocam a privacidade dos usuários em risco. Em sua política de privacidade, a empresa faz a seguinte afirmação: “usamos ferramentas de análise de terceiros para nos ajudar a medir o tráfego e as tendências de uso do serviço. Estas ferramentas reúnem informação enviada pelo seu dispositivo ou pelo nosso serviço, incluindo as páginas web que visita, add-ons, e outra informação que nos ajude a melhorar o serviço”.
Já em outro trecho, o aplicativo diz que a Wireless Lab usa as informações para “melhorar e testar a eficácia do serviço, desenvolver e testar novos produtos e recursos, monitorizar métricas como o número total de visitantes, tráfego e padrões demográficos, diagnosticar ou corrigir problemas tecnológicos, e para atualizar automaticamente a web”.
Ou seja, além de acesso às fotos, utilizadas no aplicativo, a desenvolvedora também tem acesso irrestrito a outros dados importantes como páginas visitadas pelo usuário. Vale ressaltar também que a empresa cita que terá acesso a “outra informação que ajude a melhorar o serviço”, sem citar quais informações são estas, o que pode abrir margem para que sejam colhidos outros dados particulares do usuário.
Outra informação que pode causar preocupação é que o FaceApp utiliza ferramentas de terceiros, sem citar quais ou de quais empresas.
Recomenda-se que antes de utilizar qualquer aplicativo ou jogo, o usuário leia atentamente a política de privacidade.
Balsa realiza a travessia entre os municípios de Camaquã e São Lourenço do Sul
O deputado estadual Felipe Camozzato ( Novo) pede que a Justiça anule todos os atos…
Ao todo, quatro alertas meteorológicos colocam RS em estado de atenção máxima
De acordo com Leite, os agricultores precisam desse fôlego para se reorganizarem e retomarem sua…
Os atos fúnebres estão sendo realizados na sala 2 da Funerária Jardim
Conforme a CEEE Equatorial, a principal recomendação é não utilizar o aparelho conectado à tomada
This website uses cookies.