A Famurs divulgou nota defendendo a aprovação do relatório complementar, de autoria do senador Davi Alcolumbre, do PLP 149/19, que prevê compensação a estados e municípios pela perda de arrecadação provocada pela pandemia do coronavírus. O texto, um substitutivo à proposta já aprovada na Câmara dos Deputados, será votado neste sábado (2), a partir das 16h, em sessão extraordinária deliberativa remota. O projeto, que será o único item da pauta, prevê distribuição igualitária entre Estados e municípios.
Porém, algumas lideranças políticas (como o governador Eduardo Leite), defendem alterar os percentuais, destinando a maior parte dos recursos aos Estados. Confira, abaixo, o conteúdo completo da nota da Famurs, também assinada pela CNM:
Nota aos Senadores e Deputados Federais Gaúchos
A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) solicitam aos representantes gaúchos no Congresso que apoiem o relatório do Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, referente ao PLP 149/2019, que estabelece auxílio financeiro da União aos Estados e aos municípios, mantendo os valores e a forma de distribuição, que prevê uma divisão justa, contemplando os Estados com 50% e os Municípios com 50%.
Além disso, com relação à suspensão de dívidas no montante de 60 bilhões, 48 bilhões são referentes a dívidas dos Estados e apenas 12 bilhões dos municípios. Destes 12 bilhões, 10 bilhões são de Capitais. O Governador do Estado do Rio Grande do Sul está, neste sábado, reunido com os Deputados Federais e Senadores Gaúchos tentando mudar os critérios de distribuição para 67% aos Estados, restando apenas 33% aos municípios. Não podemos, em hipótese alguma, aceitar tal alteração.
Mais uma vez, os municípios sairão prejudicados. Até agora, praticamente todas as despesas do combate ao novo Coronavírus (Covid-19) estão sendo custeadas pelos municípios, que não conseguem nem mesmo receber máscaras e luvas em quantidade suficiente dos Estados e da União. Portanto, todos os Prefeitos e Prefeitas, em especial os Presidentes de Associações Regionais, precisam imediatamente fazer contato com os nossos Senadores e Deputados Federais.
Nicole Cestonaro, representou o Grupo de Folclore Os Guapos de Camaquã
Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
Entenda as novidades que devem ser inauguradas em breve
Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 668,65
Ação ocorreu na madrugada desta terça-feira (20), na BR-158
This website uses cookies.