Diante da preocupação com a continuidade do auxílio emergencial aos municípios, a Famurs solicitou aos senadores gaúchos uma atenção especial à pauta. O pedido foi realizado pelo presidente da entidade, Maneco Hassen, aos parlamentares Lasier Martins, Luiz Carlos Heinze e Paulo Paim na tarde desta segunda-feira (8/2).
Após deliberação em Assembleia Geral, realizada em janeiro com a participação de mais de 300 gestores, a Famurs pediu para que os senadores assumissem a pauta da manutenção dos auxílios, para que o benefício continue sendo pago aos municípios, cidadãos e empresas em 2021.
Segundo o presidente da Federação, com o ritmo da vacinação, a crise causada pela pandemia deve se estender até o fim do ano e sem a prorrogação do auxílio o impacto econômico será ainda maior. “Para além do trabalho que os senhores já têm feito, pedimos que assumam essa pauta, defendam o RS pressionando colegas e o governo para que se estenda os três auxílios e, se não for possível, pelo menos o dos municípios”, solicitou Maneco.
Durante a reunião, Maneco explicou que entende a situação financeira do país, mas diante do atual cenário, de extrema necessidade, é preciso elencar prioridades. “É uma preocupação muito forte, ainda mais com a troca de gestores. Sentimos na pele o quanto estes auxílios foram importantes e fundamentais para a economia e fechamento de conta dos municípios”, justificou Maneco.
Em suas manifestações, os senadores se colocaram à disposição para auxiliar no desdobramento da pauta. Paulo Paim declarou que entende a necessidade do auxílio para injetar dinheiro na economia e que está animado com a fala dos novos presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco.
De encontro, Lasier Martins afirmou que quer colaborar com a pauta, mas observou que, devido ao déficit dos cofres públicos, o Congresso Nacional e o governo federal precisam encontrar um denominador comum para garantir recursos para o pagamento do benefício.
Pensando em uma solução para garantir recursos aos municípios, o senador Luiz Carlos Heinze propôs aos demais parlamentares um encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O objetivo da reunião será para tratar da compensação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS, destinados aos cofres municipais. Heinze também informou que um novo decreto do governo federal deve autorizar os municípios a receberem um saldo de recursos da saúde no ano passado, na quantia de R$ 1,25 bilhões.
Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…
Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro
Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul
Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento
This website uses cookies.