Foto: Divulgação
A força e a criatividade do varejo brasileiro, características marcantes do setor perante o mundo, nortearam as falas das lideranças na solenidade que abriu oficialmente a 11ª Feira Brasileira do Varejo (FBV) nesta quarta-feira (21/05), no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, destacou a programação qualificada para inspirar empreendedores de todos os portes:
“Temos mais de 100 palestrantes que estão emprestando seu conhecimento, com conteúdos voltados para o dia a dia dos varejistas do Rio Grande Sul e do Brasil”, disse. Segundo ele, a expectativa é bater recorde de público e de negócios fechados.
“Neste primeiro dia já tivemos informações de muitas parcerias firmadas nesta que, em breve, se tornará a maior feira da América Latina”, afirmou Piva, ao anunciar as datas da FBV 2026: 20, 21 e 22 de maio.
Representando o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Luis Carlos Bohn, o conselheiro Vitor Augusto Koch disse que é um orgulho para a entidade estar pela primeira vez na correalização do evento:
“Estar junto à FBV demonstra o compromisso que o Sebrae RS tem com o varejo, que é um dos pilares da economia deste país”, destacou.
Ao cumprimentar os porto-alegrenses e todos os visitantes de diferentes estados brasileiros, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, lembrou da necessidade de reconstrução que a cidade precisou enfrentar neste último ano:
“Agora, reforçamos nossa parceria com esta potência que é comércio varejista”, disse.
Antecedendo a cerimônia de abertura, a palestra do governador Eduardo Leite abordou o tema “Caminhos para o desenvolvimento econômico e sustentável do Rio Grande do Sul”. Ele apresentou ações do Governo do Estado que impactam também no varejo:
“Retomamos a capacidade de investimentos para o RS”, afirmou, ao destacar o valor investido no ano passado de R$ 6,429 bilhões – o maior nos últimos 25 anos. Também ressaltou que o RS está entre os Estados com menor ICMS (17%) e citou recursos aplicados nas estradas e em segurança – só esta pasta deve receber R$ 3,7 bilhões, considerando o período de 2019 a 2026. “O RS é hoje o terceiro Estado mais seguro do Brasil”, disse.
Da solenidade, participaram também o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo; o vice-presidente de comércio varejista da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do RS, Ademir José da Costa; superintendente executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Tiago Helgueira Nenê, além de lideranças do setor e autoridades.
Até sexta-feira, os visitantes que circularem pelo evento encontrarão as principais tendências mundiais de comportamento do consumidor, cases de empreendedorismo, tecnologia e inovação.
Combinando experiências, inovações e soluções práticas, a loja Tendência, montada pelo Sebrae RS na feira, foi um dos espaços mais disputados no primeiro dia de evento. Varejistas de diferentes regiões aproveitaram para conhecer o espaço conceitual, que incorporou tecnologias para geração de dados aos lojistas e valorização da jornada do consumidor. Há visitas guiadas à loja nos seguintes horários: 10h30, 13h, 15h30 e 18h.
Inéditas na FBV, as rodadas de negócios conduzidas pelo Sebrae RS geraram nesta quarta-feira (21/05) oportunidades de prospecção para sete franquias que buscam investidores, bem como para inúmeras pequenas indústrias do segmento de Moda que almejam vender produtos para grandes varejistas. Uma das empresas que aproveitou o momento foi Janine Passini, marca de roupas de couro premium, fundada em Porto Alegre, há oito anos. “As rodadas são de extrema importância para promover negócios, gerar trocas entre os pares e também para incentivar aos empreendedores gaúchos, já que tiveram um 2024 muito difícil”, avaliou a dona da marca, Janine Passini. Outra indústria que esteve frente a frente com potenciais compradores foi a Fava Bolsas, que atua há mais de 20 anos em Canoas. “A oportunidade foi ímpar, especialmente para entender as necessidades do mercado comprador e nos adaptarmos a esta demanda”, afirma a empresária Fabiana Jesus. As rodadas de negócios seguem na FBV até sexta-feira (23).
Quem circulou pela feira buscando conhecer mais o universo de soluções inovadoras para o varejo físico ou online encontrou no Conectar Hub, o hub de inovações do Sindilojas Poa, um espaço abundante de informações. Até sexta-feira, sempre às 11h, startups participarão de pitches no local para breves apresentações sobre suas soluções. “A ideia é que os visitantes da FBV tenham acesso a essas possibilidades que se apresentam ao varejo tradicional, de forma bastante convidativa, de fácil entendimento e que podem ser aplicadas em lojas de todas as realidades”, destaca a gerente do Conectar Hub, Letícia Gedrat. O estande também conta com painéis com líderes de mercado e divide espaço com o Sebrae Startups, onde ocorrem as seletivas regionais do prestigiado Prêmio Sebrae Startups.
São patrocinadores: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) – Patrocinador Diamante; Caixa Econômica Federal e Governo Federal – Patrocinador Ouro; Sicredi e Governo do RS – Patrocinadores Prata; Banrisul e Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL) – Patrocinadores Bronze.
Demais patrocinadores: Prefeitura de Gravataí, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul S.A, (BADESUL), PagBank, Conselho Regional de Administração (CRA RS), Banco do Brasil.
Apoio: Fecomércio RS, Core, TOTVS, Prefeitura de Santa Maria e Prefeitura de Porto Alegre.
Media Partner: Grupo RBS.
Fonte: Moglia Comunicação
Lucas Scheffer detalha crise e convoca sociedade para paralisação no dia 30.
Vítima ficou no fundo da estrutura por cerca de 40 minutos. Situação ocorreu em uma…
Criptomoeda dispara em meio a cenário otimista e adoção corporativa
Espaço disponibiliza serviços especializados como vacinação domiciliar e tecnologia para reduzir a dor
Após 24 anos no PSDB, Leite busca o cargo pelo PSD
China diz que trata-se de ameaça à estabilidade global
This website uses cookies.