Fecomércio-RS cobra ajustes ao Pronampe Emergencial

Nesta terça-feira (18), a Fecomércio-RS formalizou ao Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugestões para que a edição emergencial do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) possa contemplar de forma mais efetiva os empreendimentos afetados pelas enchentes no Estado.

O documento assinado pelo presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, chama atenção a um subsídio “tímido” frente à taxa de juros e perdas sofridas pelas empresas, e à falta de critérios que estabeleçam quais contratantes podem receber a subvenção econômica.

Publicidade

“Considerando o prazo máximo das operações, o subsídio (de 40%), em boa parte dos casos, poderá não chegar sequer ao montante total de juros a serem pagos pelas empresas ao longo do prazo do contrato”, comenta Bohn. Ele alerta, também, que, sem critérios para a concessão de subvenções aos empréstimos, é gerada uma corrida pela formalização dos contratos, que beneficia empreendimentos que já estão restabelecidos. “Muitas empresas, justamente as com maior prejuízo proporcional ao seu tamanho, sequer conseguiram terminar de limpar seus espaços físicos e calcular suas perdas. Quando elas reunirem condições de formalizar seus contratos, é previsível que as subvenções já estejam esgotadas”, alerta.

O documento chama atenção, ainda, à necessidade de ampliar o alcance do Pronampe Emergencial a empresas que não estejam nos municípios que decretaram calamidade pública em razão das enchentes. “Há diversas outras e,presas localizadas em outros municípios que, embora não tenham sido afetados diretamente, percebem o impacto desta, através de redução significativa na demanda ou mesmo dificuldade no abastecimento de produtos/insumos necessários à realização de sua atividade, inclusive com perdas materiais, aponta.

Redação

Recent Posts

Hoje na história: 30 de abril – Descoberta do elétron

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

5 horas ago

Fortral conquista reconhecimento máximo na venda de consórcios da New Holland

A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba

10 horas ago

FPA entrega proposta do Plano Safra ao governo e defende mudanças no modelo de financiamento do agro

Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…

10 horas ago

Nota de falecimento: Felipe Ovicki Burlamarque morre aos 30 anos

A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense

11 horas ago

Bilhetes prontos para presentear sua mãe com uma Samambaia cheia de memórias

Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…

11 horas ago

Lei permite o uso de tornozeleira em agressores de mulheres que estão sob medida protetiva de urgência

Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados

12 horas ago

This website uses cookies.