Feminicídios caem 50% em agosto no quarto mês consecutivo de retração no RS

O Rio Grande do Sul teve em agosto nova redução dos assassinatos de mulheres por motivo de gênero. Os feminicídios caíram pela metade, de oito vítimas em 2019 para quatro neste ano. É o quarto mês consecutivo de retração neste que é o principal indicador de violência contra a mulher. Os dados fazem parte dos indicadores criminais do Estado, divulgados nesta sexta-feira (11) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

“As forças de segurança, obviamente, sempre atuam perseguindo a meta de que nenhuma família gaúcha sofra a perda de uma vida. E a violência contra a mulher é uma chaga que ainda persiste em nossa sociedade, mas é também incontestável o avanço obtido a partir das diversas medidas que adotamos especificamente para esse enfrentamento. A redução que os indicadores comprovam agora é resultado desse foco e, principalmente, do trabalho abnegado e de excelência dos homens e mulheres das instituições vinculadas à SSP, que diariamente estão na linha de frente das ações de prevenção, acolhimento das vítimas e repressão aos agressores”, comentou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

Publicidade

No início de agosto, quando se completaram 14 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), o governo lançou o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O colegiado, criado por decreto assinado pelo governador Eduardo Leite, se insere nas estratégias do Programa RS Seguro, e já nasce com tarefa estruturada, o Projeto Agregador. A iniciativa reúne o trabalho dos três Poderes, de 16 instituições das esferas municipal e estadual, além de nove secretarias de Estado. De 11 subprojetos elaborados a partir dos desafios identificados, cinco foram priorizados para início imediato.

Confira a pesquisa completa no site da Secretaria de Segurança Pública.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Homem fica ferido após ataque de puma no RS

Cães conseguiram evitar que o ataque fosse ainda pior

13 minutos ago

Polícia investiga gravações em banheiros femininos no RS

Investigadores encontraram imagens feitas pelo suspeito

27 minutos ago

Lei Aldir Blanc: Camaquã convoca setor cultural para oitiva

O encontro está marcado para o dia 13 de maio

36 minutos ago

Após derrota, Vélez Camaquã foca agora na próxima partida

Depois de goleada para o Atlântico, o foco agora é contra o São José

1 hora ago

Chuvas e temporais: confira como será a semana no Rio Grande do Sul

MetSul Meteorologia alerta que calor intenso antecederá dias chuvosos em em algumas regiões de risco

1 hora ago

WhatsApp: saiba quais os 21 modelos de celulares perdem acesso hoje

Mudança irá afetar usuários de Android e iOS

1 hora ago

This website uses cookies.