Categories: Geral

Feprag e Famurs promovem II Seminário de integração sobre ferramentas para o controle de arboviroses no RS

A Federação Brasileira das Associações de Controladores de Vetores e Pragas Sinantrópicas (FEPRAG) e Famurs promovem entre 8h e 18h de quinta-feira (09) o  II Seminário de  integração sobre ferramentas para o controle de arboviroses no Rio Grande do Sul em Restinga Seca. A proposta aborda palestras e painéis com soluções pensadas em conjunto com a sociedade, com base nas diretrizes legais e técnicas para o controle de arboviroses com foco na dengue. 

Publicidade

Com o número de casos notificados de dengue acima do normal para a época, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu no dia 23 de janeiro um comunicado de risco, recomendando aos municípios e à população que reforce os cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

De acordo com o diretor adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marcelo Vallandro, foram notificados 202 casos nas primeiras três semanas de janeiro, 59% a mais do que o mesmo período em 2022. Vinte e três das 30 regiões do Estado tiveram casos notificados acima do Limite Superior Endêmico (LSE) dos últimos anos. No comunicado anterior, referente ao período até o dia 14, eram 13 regiões.

A atividade terá a participação da empresa prestadora de serviços no controle de pragas e desentupimento, de Camaquã, Real Expurgo. Interessados devem realizar inscrição pelo link, clicando aqui. 


O que são Arboviroses? 

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A Febre Amarela ocorre em áreas de mata, e o vírus causador é transmitido por mosquitos silvestres, principalmente Haemagogus leucocealenus. Os primatas não humanos (bugios) também ficam doentes assim como os seres humanos, e são monitorados porque nos avisam antecipadamente sobre a expansão do vírus no território.

O que é a dengue?

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, a dengue é uma doença febril causada por vírus, caracterizada principalmente por febre alta de início rápido,  causada por vírus (DENV) do gênero Flavivirus, família Flaviviridae, e possui quatro sorotipos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4.


A principal forma de transmissão é pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti. Outras formas menos comuns de transmissão são por meio de transfusão de sangue ou da gestante para o bebê. Não há transmissão por contato direto com um doente. 

<a href="http://

Redação de Jornalismo

Equipe de jornalismo digital da Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Camaquã promove audiência pública sobre novo Plano Diretor

Esta será a oportunidade da comunidade discutir as mudanças

22 minutos ago

Polícia prende 20 pessoas em operação contra tráfico de drogas na Fronteira Oeste

Foram cumpridas 78 ordens judiciais na manhã desta quinta-feira. Armas, dinheiro, celulares e drogas foram…

22 minutos ago

Fábia Richter discursa no Congresso Federal em solenidade pelo Mês da Enfermagem

Enfermeira destacou a necessidade de maior representatividade política e cobrou o cumprimento do piso nacional

2 horas ago

Em rodada de negócios, sete franquias buscarão investidores durante a FBV

Interessados em se tornar franqueados devem se inscrever até 20/05 no Portal de Negócios do…

2 horas ago

Grêmio intensifica busca por goleiro em meio a incertezas

Deslizes de Volpi e possível saída de Grando acendem alerta no clube

2 horas ago

Como espantar baratas da cozinha com uma mistura que não usa veneno

Aprenda como espantar baratas da cozinha com uma receita simples, natural e sem veneno. Proteja…

2 horas ago

This website uses cookies.